Em comemoração ao mês dedicado internacionalmente ao orgulho LGBTQIAPN+, acontece de 12 a 16 de junho na Estácio, nos campi Conceição, Interlagos e Santo Amaro, a 2ª Semana da Diversidade, evento com palestras, oficinas, rodas de conversa e atendimentos gratuitos nas áreas cível, consumidor e criminal, além de serviços de saúde e bem-estar, como avaliação corporal, nutricional e limpeza de pele e massagem. No evento, aberto ao público, também será distribuído kits de prevenção à ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Para Jonas Colvara, membro da comunidade LGBTQIAPN+ e reitor da Estácio São Paulo, o desenvolvimento rumo à formação de uma instituição de ensino mais diversa é fundamental. “Nunca encontrei qualquer tipo de discriminação na Estácio, pelo contrário. Me sinto incluído pelo movimento de promoção à diversidade da companhia. Porém, sei que essa não é a realidade de todos LGBTQIAPN+. A feira vem como papel fundamental onde estamos buscando gerar uma educação mais inclusiva, justa e acolhedora”, declara o reitor.
Dentre os serviços do NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio), estão as orientações para a reparação civil em caso de discriminação e orientações sobre como proceder em caso de violência doméstica. Pensando na comunidade trans, uma das maiores dificuldades é a correção de nome social, que geralmente é um processo burocrático e caro. Por isso, também será oferecido orientações para retificação de nome em cartório.
“Quando o nome do registro não equivale ao gênero pode se tornar um grande sofrimento para a pessoa. Por isso, a adequação do nome é fundamental para garantir a intimidade, privacidade e dignidade, evitando situações de constrangimento. É necessário unirmos forças para garantir os direitos da comunidade LGBTQIAPN+ e a retificação do nome e gênero é um passo essencial nesse processo”, afirma Roberta Candido, coordenadora do curso de Direito da Estácio.
Além de realizar regionalmente mutirões para regularização do nome social, a Estácio promove ações nacionais, nas quais destacam-se o seminário nacional Lugar de Fala. A primeira edição, realizada em alusão ao Dia da Consciência Negra em 2022, reuniu algumas das mais importantes vozes negras em debates sobre racismo. No primeiro semestre deste ano, a Estácio lançou a série Brilhantes que conta com diferentes temáticas ligadas à diversidade, que em sua primeira temporada Estrelas da Revolução trouxe o machismo estrutural para o centro do debate. Já no segundo semestre, a segunda edição do seminário nacional Lugar de Fala abordará orgulho LGBTQIAPN+.
Programação – Feira da Diversidade 2023:
Campus Conceição: Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 673 – Jabaquara, São Paulo – SP, 04309-010
Datas: 12 a 16 de junho
12 de junho:
- 9h – 11h: Roda de Conversa – Documentário “De gravata e unha vermelha” – Será exibido o documentário e dois professores e um aluno conduzirão a roda. Será dado tempo aos alunos e participantes externos para que coloquem questões e seu sentimentos.
- 19h30 – 21h: Palestra – Os significados de LGBTQIAPN+ e suas vertentes.
- 13 de junho:
- 9h – 11h: Palestra – O envelhecimento de pessoas LGBTQIA+ – Convidado: Rafael Linhares.
- 14h – 17h: Atendimento a comunidade – Quick massage.
- 19h – 21h: Oficina Arte Terapia – Tratar o tema em uma atividade arteteraupêutica.
- 19h – 21h: Palestra – O envelhecimento de pessoas LGBTQIA+ – Convidado: Rafael Linhares.
14 de junho:
- 9h – 11h: Palestra – Utilização dos métodos de PREP E PEP – Prof.º Emerson Barbosa.
- 14h – 17h: Atendimento a comunidade – Avaliação Corporal e Nutricional.
- 14h – 17h: Orientações e Assistências jurídicas gerais – Orientações sobre como proceder em caso de violência doméstica; Orientações para retificação de nome em cartório; Orientações para Reparação civil em caso de discriminação.
- 19h – 21h: Palestra – Utilização dos métodos de PREP E PEP – Prof.º Emerson Barbosa.15 de junho:
- 9h – 11h: Palestra – A Nutrição na Transexualidade
- 14h – 17h: Atendimento a comunidade – Consulta e procedimentos estéticos faciais
- 14h – 17h: Orientações e Assistências jurídicas gerais – Orientações sobre como proceder em caso de violência doméstica; Orientações para retificação de nome em cartório; Orientações para Reparação civil em caso de discriminação.
- 19h – 21h: Palestra – A Nutrição na Transexualidade
16 de junho:
- 19h30 – 21h: Roda de Conversa – Documentário “De gravata e unha vermelha” – Será exibido o documentário e dois professores e um aluno conduzirão a roda. Será dado tempo aos alunos e participantes externos para que coloquem questões e seu sentimentos.
- Entrada: gratuita e aberta ao público
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.