Philip Morris reforça políticas inclusivas para LGBTQIA+: ‘Diversidade gera inovação’

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Pelo sétimo ano consecutivo, a Philip Morris Brasil (PMB) apoiou a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, realizada no dia 2 de junho. Além de sua participação no desfile, a empresa esteve presente na Feira da Diversidade, em 30 de maio, patrocinando três painéis focados em políticas públicas, empregabilidade e racismo estrutural.

O painel “Da pista para o FGTS” discutiu programas de empregabilidade com moderação de Reinaldo Bulgarelli e participação de Verena Belvedere. “Nada sobre Nós, Sem Nós” abordou a representatividade LGBT+ em cargos eletivos, com Nelson Mathias Pereira, Filipa Brunelli e Thainara Faria. O terceiro painel, “Como o Racismo Estrutural afeta pessoas LGBT+“, foi moderado por Thiago Amparo, com participação de Organzza e Vitor Martins.

Verena Belvedere na Feira da Diversidade
Verena Belvedere na Feira da Diversidade (Foto: divulgação)

Conversa com Verena Belvedere

Segundo informações fornecidas pela empresa, desde 2017, a PMB implementa políticas internas para promover um ambiente de trabalho inclusivo, sendo reconhecida pela Human Rights Campaign como um dos melhores lugares para pessoas LGBTI+ trabalharem. Além disso, a empresa integra o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ desde 2018.

Philip Morris
Foto: reprodução/soyhomosexual.com

Em entrevista exclusiva para o GAY BLOG BR, a Integrated Talent Manager da PMB, Verena Belvedere, contou um pouco sobre as políticas e o compromisso da empresa com a diversidade.

– BKDR –

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Confira a entrevista na íntegra

  • A Philip Morris Brasil apoia a Parada do Orgulho LGBT+ há sete anos consecutivos. Qual foi a motivação inicial para a empresa se envolver com este evento e como essa parceria evoluiu ao longo dos anos?

A Philip Morris Brasil busca promover um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, onde cada indivíduo possa desenvolver seu potencial, contribuir com suas habilidades únicas e se sentir parte da equipe. A empresa acredita que a diversidade de pensamentos, experiências e perspectivas enriquece o ambiente de trabalho e impulsiona a inovação, fortalecendo assim a capacidade de enfrentar desafios de maneira mais abrangente. Com esse pensamento, a PMB estruturou o programa de Diversidade e Inclusão em quatro pilares essenciais:

– Comprometimento da liderança: Os líderes da empresa têm responsabilidade por impulsionar a estratégia de diversidade e inclusão, garantindo que esses princípios sejam prioritários em todos os níveis da organização.
– Engajamento externo: A empresa compartilha suas práticas e influencia a cadeia de valor para promover a evolução dos princípios de diversidade e inclusão em toda a indústria.
– Talento diversificado: A empresa busca refletir a diversidade de sua base de consumidores em sua força de trabalho, garantindo representatividade, gerando valor para o negócio e proporcionando oportunidades justas para todos os colaboradores.
– Ambiente de trabalho inclusivo: A empresa cria uma cultura de pertencimento, na qual o conflito de ideias é valorizado e direcionado para obter os melhores resultados. O objetivo é promover um ambiente em que todos os colaboradores se sintam respeitados, valorizados e encorajados a contribuir plenamente, independentemente de suas diferenças.

O apoio à Parada LGBT, assim como a outros projetos que promovem e celebram a diversidade tem como objetivo demostrar nosso comprometimento na promoção de um ambiente mais inclusivo e diverso.

  • Quais desafios você identifica na implementação de políticas de diversidade e inclusão em uma empresa multinacional como a Philip Morris, e como vocês têm superado esses desafios?

Não identificamos desafios, mas sim oportunidades. Diversidade e Inclusão são temas importantes para o nosso negócio e conseguimos ver claramente o impacto positivo de termos entre nossos colaboradores representantes de grupos minorizados. Diversidade gera inovação e impacta diretamente a cultura.

  • A Philip Morris Brasil tem implementado políticas específicas para apoiar colaboradores transgêneros e em transição de gênero. Poderia nos falar mais sobre essas iniciativas e como elas foram recebidas internamente?

Entre os resultados da cultura inclusiva da PMB está a definição de uma política global para pessoas trans e em transição de gênero, bem como a garantia de benefícios como o auxílio-creche, licença casamento e licença parental aos colaboradores LGBTI+. A companhia também conta com o Programa de Apoio para dar suporte a colaboradores e dependentes na resolução de problemas pessoais e de trabalho. O programa também atende temas LGBTI+ como:

– Orientação para o processo de adoção
– Planejamento familiar
– Aconselhamento psicológico e social em transição de gênero

A empresa celebrou convênio com o portal TransEmpregos, para dar visibilidades às vagas de empregos e incentivar a inserção no banco de talentos.

  • Como você vê a evolução das políticas públicas e corporativas em relação à empregabilidade da população LGBT+ no Brasil, especialmente em comparação com outros países?

Entendo que o Brasil ainda tem muito a evoluir, ainda somos um dos países que mais mata pessoas LGBT. Em relação à empregabilidade, temos muitas oportunidades como o acesso e inclusão de pessoas LGBT+. Entendo que as grandes empresas têm um papel fundamental de “puxarem a fila”: trabalhando a inclusão e diversidade em sua cultura e influenciando assim sua cadeia de fornecedores e potencialmente toda sociedade. Algumas das formas que a PMB age para “puxar essa fila” são: a inclusão de uma cláusula obrigatória de Compromissos Sociais nos contratos com seus fornecedores; a implementação de um código de conduta que abraça os conceitos de DEI de forma explícita e a implementação de licença parental (construída em parceria com os grupos de diversidade que temos).

  • A Philip Morris Brasil foi reconhecida como um dos melhores lugares para pessoas LGBT+ trabalharem pelo Human Rights Campaign. Quais práticas vocês acreditam que foram fundamentais para receber esse reconhecimento?

O Programa Global de Equidade no Trabalho da Human Rights Campaign Foundation utiliza alguns critérios principais para a atribuição de pontos às empresas que são avaliadas. Esses critérios são: proteções da força de trabalho, grupos de funcionários, responsabilidade da liderança, levantamento de dados, educação e divulgação e engajamento das ações realizadas em prol da diversidade e inclusão. Cada um desses critérios recebe uma pontuação de 0 a 10 de acordo com as características da empresa que cumpram. No caso da Philip Morris Brasil, a pontuação geral foi 100, a pontuação máxima da avaliação.

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