Este artigo também está disponível em:
Español
Um coletivo católico sediado na Austrália se tornou uma das organizações pró-LGBT que receberam reconhecimento por parte do Papa Francisco. Em junho, a entidade “Acceptance”, fundada em 1973, recebeu as felicitações do pontífice por pelo 50º aniversário, porém a notícia foi divulgada no último dia 24 de agosto, sendo veiculada pelo Catoline.
O Acceptance se autodefine como um espaço inteiramente inclusivo destinado a católicos LGBTQIA+ e suas famílias. Ainda que o grupo não faça menção explícita aos preceitos católicos sobre moralidade e castidade, seu objetivo é celebrar “o amor divino” e promover a inclusão que consideram ser uma exigência divina.
Na ocasião comemorativa, o Papa Francisco enviou uma nota manuscrita ao grupo. A freira responsável pela entrega da mensagem, Jeannine Gramick, informou que o Papa expressou “sinceras saudações neste marco de aniversário” e ofereceu suas preces para que os membros do grupo “desenvolvam um amor mais profundo por Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Gramick acrescentou que Francisco expressou seu desejo de que os membros do grupo de defesa LGBT “cultivassem um amor mais profundo por nosso Senhor Jesus Cristo”.
Embora os detalhes completos da carta não tenham sido divulgados, o Acceptance agradeceu ao Papa pela “mensagem calorosa e encorajadora”, bem como pelo apoio concedido à contínua missão de proporcionar um ministério acolhedor aos católicos LGBTQIA+, reafirmando sua dignidade e identidade dentro da fé católica.
O Pe. Claude Mostowik, ex-coordenador nacional do grupo, elogiou a validação de Francisco e seu apoio a um espaço inclusivo para a comunidade LGBTQIA+ no âmbito do catolicismo. Ele ressaltou que este marco os inspira a prosseguir com sua defesa, fomentando a compreensão e promovendo o diálogo entre as pessoas de fé LGBTQIA+ e a Igreja.
Angela Han, coordenadora do grupo em Perth, considerou que a mensagem do Papa reflete “hospitalidade, inclusão, compaixão e aceitação”, realçando o papel crucial que o Acceptance desempenhou ao apoiar indivíduos LGBTQIA+ de fé ao longo das últimas cinco décadas.
MENÇÕES À COMUNIDADE LGBT+
266º Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado da Cidade Estado do Vaticano, Francisco vem citando a comunidade LGBTQIA+ após o Papa Bento XVI abdicar ao papado.
Em agosto de 2022, o argentino se reuniu com um grupo de transexuais durante uma audiência geral no Vaticano. De acordo com jornal L’Osservatore Romano, os participantes do encontro foram pessoas atendidas por um projeto beneficente católico em Torvaianica, distrito da cidade de Pomezia, na região metropolitana de Roma. Segundo a publicação, a ação era voltada para mulheres retiradas da prostituição. “A atenção do Papa com as pessoas que vivem esse grande sofrimento está abrindo esperanças inimagináveis”, disse a freira Geneviève Jeanningros, responsável pelo projeto. “Isso é uma revolução! Não é garantido que um papa receba pessoas transexuais dirigindo-se a elas com amor, paternidade e simplicidade”, pontuou o padre Andrea Conocchia, que também participava da iniciativa.
Em janeiro deste ano, o Papa criticou as leis que criminalizam relações homossexuais e disse que a Igreja Católica deve agir para acabar com “leis injustas” que afirmam o contrário. Em entrevista à Associated Press publicada nesta quarta-feira (25), porém, ele reforçou a posição doutrinária que trata a homossexualidade como pecado. “Ser homossexual não é crime“, disse o papa Francisco. “Não é crime. Sim, mas é um pecado. Tudo bem, mas primeiro vamos distinguir entre um pecado e um crime. Também é pecado não ter caridade com o próximo“, acrescentou o pontífice argentino.
Neste mês, agosto 2023, o líder já havia citado que a “Igreja Católica está aberta a todos, inclusive aos homossexuais” e que mulheres trans são “filhas de Deus”.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.