Integrante de ‘The Boys in the Band’, Tiago Barbosa reflete sobre corpo negro no universo gay

Integrante de ‘The Boys in the Band’, Tiago Barbosa reflete sobre corpo negro no universo gay

You are currently viewing Integrante de ‘The Boys in the Band’, Tiago Barbosa reflete sobre corpo negro no universo gay
wp header logo png
GAY BLOG BR by SCRUFF

Reconhecido por musicais como “Wicked” e “Iron – O Homem da Máscara de Ferro“, Tiago Barbosa oferece outra proposta de sua carreira em The Boys in the Band, espetáculo teatral que segue em cartaz em São Paulo até o dia 20 de dezembro.

Na reta final da temporada paulistana, o ator está encantado com o retorno do público e espera que a peça seja apenas mais um pontapé na visão do corpo negro dentro da comunidade LGBTQIA+.

Tiago Barbosa - Foto: Adasat Barroso
Tiago Barbosa – Foto: Adasat Barroso

Na montagem dirigida por Ricardo Grasson, Barbosa interpreta Bernard, um dos jovens que está no aniversário central da trama. Um grupo de amigos gays se reúne para celebrar mais um ano de vida de um deles – e ali se inicia uma completa sessão descarrego, com direito a desabafos sobre a autoaceitação, relacionamentos e o que mais puder.

Para Barbosa, sua presença no espetáculo fala ainda mais alto, já que traz a visibilidade para o corpo preto para dentro da obra, adaptação da original de 1968. “Antes ainda era um objeto de cena, parecia que estava ali como cota, e agora vemos essa revolução”, explica o ator, em entrevista ao GAY BLOG BR.

– BKDR –

GAY BLOG by SCRUFF
Tiago Barbosa - Foto: Adasat Barroso
Tiago Barbosa – Foto: Adasat Barroso

Em um trecho do espetáculo, seu personagem, inclusive, é chamado de “mucama”. Segundo o artista, alguns espectadores ainda dão risada, enquanto outros entendem a seriedade da palavra. “Tivemos responsabilidade e sensibilidade de trazer um contraponto sobre essa perspectiva, de que não para repetir piada pela piada, violência pela violência, racismo pelo racismo. Não dá mais tempo.”

Ao integrar o elenco do espetáculo, Barbosa tem sentido o quanto é importante colocar o negro como protagonista e rever rótulos, principalmente dentro da comunidade LGBTQIA+. Para ele, faltam intervenções na sociedade que reflitam sobre o corpo negro dentro do meio gay.

“Negrão tem que ser ativo, tem que ter pauzão, tem que ser másculo, quase que heteronormativo, andar de blusa solta e tênis, roupa larga… E eu gosto muito de ir contra isso tudo”, exemplifica ele.

Tiago Barbosa – Reprodução

Apesar dessas lacunas a serem superadas, o ator avalia que há avanços visíveis na geração atual no que se refere às lutas da classe. “Essa nova geração não se cala mais, não aceita qualquer coisa… só se pode ir até um lugar que não falte respeito com o outro.”

Seu próprio trabalho, exibido nas redes sociais, demonstra isso. O contato com seguidores, aliás, lhe rende boas risadas. “Pode mandar nudes, sim (risos)!”, brinca ele, ao ser questionado pelo GAY BLOG BR sobre como lida com o assédio na web.

“Acho legal quando vem de forma espontânea. Eu tenho fotos de sunga, cueca… e tem gente que elogia. É gostoso receber cantada. Só não gosto quando abusam e ultrapassam o limite, tudo tem equilíbrio.”

GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

source

Leave a Reply

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.