No do Mês do Orgulho, a iStock revelou que as empresas continuam a usar imagens simbólicas e estereotipadas ao tentar demonstrar apoio à comunidade LGBTQIA+. De acordo com a plataforma, apenas 1% de todos os downloads de clientes em 2022 apresentavam representação LGBTQIA+ e as bandeiras do arco-íris representavam 29% de todas as imagens usadas para representar a comunidade queer.
Esses insights vão contra o sentimento do consumidor, segundo pesquisa VisualGPS da iStock, já que as pessoas estão procurando se envolver com marcas que celebram a diversidade. Quase 70% dos consumidores não LGBTQIA+ sentem-se melhor ao comprar produtos de empresas que apresentam pessoas da comunidade em anúncios e 75% dos entrevistados que se identificam como não LGBTQIA+ afirmam que se sentem confortáveis com essa inclusão.
A pesquisa também mostra que visualizar as comunidades de maneira autêntica é importante, com 93% dos brasileiros afirmando que é importante ver fotos e vídeos do que está acontecendo com as pessoas ao redor do mundo para entender os desafios diários que enfrentam. Outros 54% dos respondentes que se identificam como LGBTQIA+ relataram que, devido às experiências de discriminação com base em sua orientação sexual, é mais essencial do que nunca que as empresas usem imagens autênticas e cotidianas da comunidade queer.
“As pessoas reconhecem o poder da representação autêntica da comunidade LGBTQIA+ para impulsionar a mudança e a aceitação, e os consumidores estão abertos e aceitam as imagens, mas as empresas ainda não conseguem acertar“, disse o pesquisador criativo da iStock, Federico Roales.
“No entanto, o futuro pode parecer melhor. 48% dos brasileiros em nossa pesquisa do VisualGPS afirmaram que acreditam que as pessoas serão amplamente aceitas, independentemente de como se identifiquem no futuro. As empresas, portanto, têm a oportunidade de mostrar sua aliança com a comunidade LGBTQIA+ com um marketing cuidadoso e inclusivo que se estende além do Mês do Orgulho”, acrescentou o pesquisador.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.