Em uma demonstração de apoio à comunidade LGBTQIA+ no Brasil, o embaixador francês para os direitos LGBTQIA+, Jean-Marc Berthon, funcionário sênior do Ministério das Relações Exteriores da França e diplomata da ONU, realiza uma visita oficial ao Brasil, nesta semana, com uma agenda repleta de encontros significativos no país.
Reconhecido por seu trabalho na promoção do respeito e liberdade das pessoas LGBTQIA+ na França, Jean-Marc Berthon chegou na última segunda-feira, 15, e tem se reunido com diversas autoridades governamentais e representantes da sociedade civil brasileira.
Berthon já se encontrou, na última quarta-feira (17), com Symmy Larrat, secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ no Brasil. O encontro aconteceu na sede da Secretaria e teve como pauta o apoio do Brasil nas ações internacionais do governo francês na defesa dos direitos e da liberdade das pessoas LGBTQIA+, em especial, nos países onde essa parcela da população sofre violenta discriminação, a exemplo da África e Oriente Médio.
“O fortalecimento da rede internacional em defesa dos direitos da população LGBTQIA+ e a troca de experiências entre países para replicar práticas bem-sucedidas entre nações pode ser muito enriquecedora para fortalecer políticas públicas que impactem positivamente a vida das pessoas. É inspirador ver essa visão ampla e inclusiva”, avaliou Symmy.
Na ocasião, segundo informações do próprio Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a secretária listou todas as ações e programas que o atual governo vem realizando no Brasil, por meio do MDHC, como medidas de proteção e manutenção dos direitos LGBTs, e para o enfrentamento da cultura transfóbica. Symmy destacou o apoio irrestrito do ministro Silvio Almeida à agenda e exemplificou também as parceiras e acordos de cooperação internacionais que o setor vem desenvolvendo com vários países, a exemplo da Colômbia e Nova Zelândia.
O embaixador ressaltou que a luta contra a violência e a discriminação às pessoas LGBTQIA+ é um dos temas prioritários da política externa francesa, que vê o Brasil como grande aliado no combate a essas práticas.
“Estamos em uma fase de retomada da relação franco-brasileira e o Brasil é um parceiro importante, com grande capacidade de mobilização. Podemos fazer essa parceira porque juntos somos mais fortes. A pauta LGBT não é de alguns, mas é uma questão de direitos humanos para todos”, afirmou Jean-Marc Berthon.
O embaixador propôs ainda uma troca de experiências das políticas públicas desenvolvidas no país para combater o discurso de ódio na internet, denúncias de atos transfóbicos, capacitações, entre outras. Em 2023, o governo francês anunciou um fundo avaliado em R$ 10 milhões para ser usado em projetos pró-comunidade LGBTQIA+. A visita de Jean-Marc Berthon precede a vinda do presidente francês, Emmanuel Macron, que estará em março no Brasil para encontrar o presidente Lula.
Segundo o jornalista Rafael Gomes, uma outra visita agenda de Berthon será à CasaNem, uma organização dedicada ao apoio da comunidade LGBTQIA+ no Rio de Janeiro. O diplomata francês se encontrará com Indianarae Siqueira, ativista e fundadora da CasaNem. A reunião ocorrerá no KuzinhaNem, um dos projetos desenvolvidos pela CasaNem, localizado na Lapa, coração cultural do centro da cidade. O KuzinhaNem é um espaço dedicado à inclusão e ao suporte de pessoas trans e vulneráveis na comunidade. Este encontro, previsto para ocorrer nesta sexta-feira, dia 19, também contará com a presença de parlamentares LGBTQIA+ brasileiros, simbolizando uma união de esforços e reconhecimento internacional na luta pelos direitos e pela visibilidade da comunidade LGBTQIA+.
Jean-Marc Berthon
Com 56 anos de idade, Jean-Marc Berthon é um diplomata francês com um extenso histórico de serviços em questões internacionais e de direitos humanos. Antes de assumir seu papel como embaixador para os direitos das pessoas LGBT+, Berthon trabalhou como conselheiro do presidente francês Emmanuel Macron, focado em direitos humanos de 2018 a 2019. Posteriormente, ele serviu como diretor de gabinete na Organização Internacional da Francofonia antes de se juntar, em 2021, ao gabinete de Marlène Schiappa, então Secretária de Estado para a Cidadania.
Além disso, Berthon teve um papel importante no combate às terapias de conversão e na melhoria da inclusão de casais homoparentais em processos administrativos, conforme detalhado em seu perfil no LinkedIn. Ele também atuou como diretor-geral do Instituto Francês do Marrocos de março de 2014 a março de 2018, e como presidente do Office Universitaire et Culturel Français pour l’Algérie em 2013 e 2014.
Berthon foi nomeado em outubro de 2022 como o primeiro embaixador francês para os direitos LGBT+, um posto criado para promover e proteger os direitos das pessoas LGBT+ em escala global. Em sua posição, ele trabalha para reiterar o compromisso da França com a defesa dos direitos LGBT+, apoiando organizações da sociedade civil que atuam em ambientes muitas vezes desafiadores.
Com uma formação acadêmica em ciências políticas da Sciences Po e em filosofia da Universidade Marc Bloch, Berthon traz uma combinação de conhecimento acadêmico e experiência prática para seu papel como defensor dos direitos LGBT+ no cenário internacional.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.