Xica Manicongo será enredo de escola de samba ‘Paraíso do Tuiuti’ em 2025

Xica Manicongo será enredo de escola de samba ‘Paraíso do Tuiuti’ em 2025

You are currently viewing Xica Manicongo será enredo de escola de samba ‘Paraíso do Tuiuti’ em 2025
wp header logo png
GAY BLOG BR by SCRUFF

A história de Xica Manicongo, considerada por algumas pessoas a primeira travesti do Brasil, será o enredo principal do Grêmio Recreativo Escola de Samba Paraíso do Tuiuti para o Carnaval de 2025. Localizada no Morro do Tuiuti, em São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro, a agremiação escolheu homenagear a figura histórica no próximo desfile, sob a direção do carnavalesco Jack Vasconcelos.

Anúncio do novo enredo (Foto: reprodução/Instagram/@paraisodotuiutioficial)

A escola revelou o enredo em suas redes sociais, durante as comemorações do seu aniversário de 72 anos. Sob o título “Quem tem medo de Xica Manincongo?”, a Paraíso do Tuiuti promete contar a história da travesti nascida no Congo, que foi escravizada e posteriormente levada para Salvador no século 16, onde trabalhou como sapateira.

Paraíso do Tuiuti (Foto: reprodução/Instagram/@paraisodotuiutioficial)

Xica Manicongo enfrentou perseguição e foi alvo da Inquisição devido à sua identidade de gênero, sendo obrigada a adotar vestimentas masculinas para evitar punições severas. Sua trajetória ganhou destaque a partir dos anos 1990, graças às pesquisas do antropólogo Luiz Mott.

Paraíso do Tuiuti (Foto: reprodução/Instagram/@paraisodotuiutioficial)

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) celebrou o anúncio do enredo e emitiu uma nota oficial.

– BKDR –

GAY BLOG by SCRUFF
Paraíso do Tuiuti (Foto: reprodução/Instagram/@paraisodotuiutioficial)

O primeiro caso de transfobia registrado nesse país. No fim dos anos de 1500, Xica foi perseguida, humilhada e proibida de expressar sua identidade feminina, sendo obrigada a se vestir de forma diferente da que desejava. Uma violência enorme! Inclusive sob o risco de perder sua vida e ser levada a fogueira caso ousasse seguir vivendo aberta e publicamente como uma pessoa dissidente de gênero. Essa violência de gênero resultou na sua morte em vida, pois ela teve que seguir vivendo sem ser quem era de fato“, registra o texto.

Câmara de SP aprova projeto que uma rua ganhe o nome de Xica Manicongo, considerada 1ª travesti do Brasil

GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

source

Leave a Reply

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.