Vaticano publica retratação após Papa dizer que seminários estão ‘cheios de viadagem’

Vaticano publica retratação após Papa dizer que seminários estão ‘cheios de viadagem’

You are currently viewing Vaticano publica retratação após Papa dizer que seminários estão ‘cheios de viadagem’
wp header logo png
GAY BLOG BR by SCRUFF

Após gerar uma grande repercussão devido às falas homofóbicas ditas em uma reunião com a Conferência Episcopal Italiana, ocorrida em 20 de maio, o Papa Francisco se desculpou publicamente com a comunidade LGBT+.

Em nota divulgada por Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, foi informado que “o Papa nunca teve a intenção de ofender ou de se expressar em termos homofóbicos, e pede desculpas àqueles que se sentiram ofendidos pelo uso de um termo relatado por outros.”

Papa Francisco (Foto: reprodução/ Nossa Sagrada Família)

A polêmica envolvendo o pontífice teve início quando os jornais italianos “La Repubblica” e “Corriere della Sera” noticiaram, na segunda-feira (27), que ao se posicionar contrário à admissão de homens gays no sacerdócio, Francisco teria dito que os seminários estão “cheios de viadagem”. 

Ainda de acordo com Matteo Bruni, o Papa Francisco teria tomado conhecimento das informações veiculadas pela mídia e reforçou que o Sua Santidade segue comprometido com a construção de uma Igreja em que “[…] há lugar para todos. Ninguém é inútil, ninguém é supérfluo, há espaço para todos. Assim como somos, todos nós.”

– BKDR –

GAY BLOG by SCRUFF

Francisco e a comunidade LGBT+

Papa
Papa Francisco (Foto: reprodução/O Antagonista)

Desde que iniciou seu papado em 2013, Francisco tem adotado uma postura mais acolhedora com os fiéis pertencentes à comunidade LGBTQIA+ e tem atuado para que a Igreja Católica se torne mais tolerante. 

Ainda no ano em que foi eleito papa pelo colégio cardinalício, Francisco, em sua visita ao Brasil durante a 28ª Jornada Mundial da Juventude, disse uma frase que marcou sua figura com líder religioso, “se uma pessoa é gay e busca a Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgar?”

Apesar de ter feito algumas declarações em prol da comunidade LGBT+, o pontífice ainda se mostra relutante em determinadas situações. Recentemente, Francisco ganhou destaque na mídia internacional por declarações relacionadas à descriminalização da homossexualidade e à benção a casais homoafetivos ou que estão em “situação irregular”, referindo-se àqueles que estão em uma relação após se divorciarem.

Em entrevista à jornalista Norah O’Donnell, durante o programa “60 minutes” da CBS, o papa afirmou que todas as pessoas são dignas de serem abençoadas, independentemente de sua orientação sexual. Entretanto, Francisco destacou que as uniões homoafetivas não podem ser abençoadas por não se tratarem do sacramento do matrimônio. “Não, o que permiti foi não abençoar a união. Isso não pode ser feito porque não é o sacramento. Não posso. O Senhor fez isso assim“, destacou o pontífice.

Papa Francisco afirma que bênção é para todos, menos para uniões homoafetivas

GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

source

Leave a Reply

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.