Ney Latorraca, um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira, faleceu na manhã desta quinta-feira (26), aos 80 anos. O ator estava internado desde o último dia 20 na Clínica São Vicente da Gávea, no Rio de Janeiro, e a causa da morte foi uma sepse pulmonar, consequência do agravamento de um câncer de próstata diagnosticado em 2019. Ney era casado há 30 anos com o ator Edi Botelho.
Após o diagnóstico, Ney foi submetido a uma cirurgia para remoção da próstata e apresentou recuperação até agosto deste ano, quando a doença retornou em metástase. Mesmo com tratamento, o quadro evoluiu rapidamente, levando o ator à internação nos últimos dias.

Quem foi Ney Latorraca
Nascido em Santos, São Paulo, em 1944, Antonio Ney Latorraca iniciou sua trajetória artística ainda criança, aos 6 anos, participando de uma radionovela da Record. Durante as décadas de 1970 e 1980, consolidou-se como um dos principais nomes do teatro brasileiro, atuando em produções de sucesso como “Hair” (1970) e “O Mistério de Irma Vap”, espetáculo que dividiu com Marco Nanini e que ficou mais de 11 anos em cartaz.
Na televisão, estreou como figurante na Rede Tupi e ganhou notoriedade na novela “Beto Rockfeller” (1968). A parceria com a Rede Globo começou em 1975, com a novela “Escalada”, e continuou por décadas, com papéis marcantes em produções como “Vamp”, “TV Pirata” e “Grande Sertão: Veredas”. O último trabalho de Ney na emissora foi uma participação na série “Cine Holliúdy” (2019).

Casamento com Edi Botelho
Ney Latorraca compartilhou quase três décadas de sua vida com o companheiro Edi Botelho. Casados desde 1995, Ney e Edi preferiram manter uma união discreta. Botelho, de 66 anos, é ator, escritor e diretor teatral e também dividiu com Ney projetos artísticos ao longo dos anos.

Em 2014, os dois atuaram juntos na peça “Entrementes”, com direção de Gerald Thomas. Ney interpretava um judeu e Edi um muçulmano em diálogos sobre a vida e a religião, ambientados no Muro das Lamentações, em Jerusalém. Mais recentemente, trabalharam juntos em “As Cadeiras”, onde Ney assumiu a direção e Edi contracenou com a atriz Tássia Camargo.
A última aparição pública do casal foi registrada em um passeio na Zona Sul do Rio de Janeiro há dois anos. Em julho de 2024, Ney e Edi gravaram uma mensagem de aniversário para o diretor teatral Gerald Thomas, que circulou nas redes sociais.
Ney Latorraca fala pela primeira vez sobre seu namoro com o ator Edi Botelho
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.