A influencer Karol Eller (36), conhecida por seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, foi encontrada morta, em seu apartamento em São Paulo, nesta quinta-feira (12/10). Sua morte ocorreu um mês após a youtuber anunciar que renunciaria à sua “homossexualidade” e a outros “vícios e desejos da carne”, práticas induzidas e popularmente conhecidas como “cura gay” – e proibidas no Brasil.
Karol, prima de terceiro grau da cantora Cássia Eller, compartilhou mensagens em suas redes sociais como “perdi a guerra” e “lutei pela pátria” antes de sua morte, deixando seus seguidores e apoiadores perplexos.
O caso foi registrado como “suicídio consumado”, no 27º Distrito Policial de São Paulo, por volta das 22h da quinta-feira.
O falecimento da influencer foi confirmado por parlamentares, incluindo o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que expressou suas condolências: “Escrevo isso praticamente sem forças, mas infelizmente Karol Eller veio a óbito. Que o Senhor conforte a vida de seus familiares”, escreveu Nikolas no X (antigo Twitter).
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também lamentou a perda, dizendo que Karol fará muita falta. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se juntou ao coro de pesar, pedindo respeito pela história de Eller e orações por sua alma e pelo conforto de todos.
A notícia trágica levanta reflexão sobre a importância de aceitação (própria e de terceiros), da saúde mental, do apoio emocional e do direito de existir não sendo heterossexual – essa última pauta largamente debatida nas últimas semanas através do PL 580/07, que visa proibir o casamento homoafetivo.
Busque ajuda. Organizações como o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferecem apoio emocional, atendendo gratuitamente por telefone (pelo número 188), e-mail, chat e Skype 24 horas por dia, todos os dias, com total sigilo.
Além disso, o Núcleo de Saúde Mental (Nusam) do Samu está disponível para atender demandas relacionadas à saúde mental, tanto presencialmente quanto por telefone na Central de Regulação Médica pelo número 192.
É fundamental procurar ajuda se você – ou alguém que você conheça – estiver enfrentando dificuldades emocionais.
Para ajuda em casos de depressão ou pensamentos nocivos, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 188.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.