No último domingo (13), o ex-jogador de hóquei Janne Puhakka, 29 anos, foi encontrado morto em sua casa em Espoo, na Finlândia, onde anteriormente vivia com o parceiro. O principal suspeito do crime é o ex-namorado de Puhakka, o veterinário norueguês Rolf Nordmo, 66, que foi preso preventivamente e está sob investigação. As informações são do jornal Ilta-Sanomat.
Segundo as autoridades, a investigação ainda está em estágio inicial, mas há fortes indícios do que pode ter ocorrido. “Temos uma compreensão razoavelmente boa do que aconteceu. Mas, claro, apenas suspeitamos e a investigação está nos estágios iniciais“, disse o comissário criminal e chefe de investigação Matti Högman. Ademais, acredita-se que o crime aconteceu de forma “crua e cruel“.
A suspeita de homicídio envolvendo Janne Puhakka foi reportada à polícia após um cidadão fazer uma ligação de emergência. As patrulhas de Länsi Uusimaa e Helsinque atenderam ao chamado e iniciaram as investigações no local. Ainda segundo Högman, o suspeito foi preso de maneira pacífica e prestou depoimento à polícia na última segunda-feira (14). A investigação sobre o caso está nos estágios iniciais.
Quem é Janne Puhakka
Puhakka teve uma carreira de destaque no hóquei, começando aos 6 anos de idade e tornando-se profissional aos 20. Ele jogou por equipes como Blues, Espoo United e Les Rapaces de Gap, além de ter integrado a seleção finlandesa, conquistando a medalha de bronze no Campeonato Mundial Sub-18 de 2013.
A polícia local informou que o crime aconteceu na casa em que o casal vivia, no bairro de Henttaa, em Espoo. Ainda que a investigação esteja sob sigilo, a polícia confirmou que trata o caso como um homicídio. Relatos indicam que a relação entre Puhakka e Nordmo teria passado por problemas antes da tragédia, com o casal se separando semanas antes do crime.
A morte de Puhakka comoveu colegas e clubes pelos quais ele passou. A equipe francesa Les Rapaces de Gap, onde ele jogou na temporada 2017/2018, divulgou um comunicado lamentando a morte do atleta e expressando condolências à sua família e amigos.
É com muita tristeza que tomamos conhecimento do falecimento de Janne Puhakka, ex-jogador do Rapaces de Gap. Apresentando-se na equipe durante a temporada 2017/2018, Janne marcou a equipe e os seus companheiros com a sua bondade e espírito de equipe. Enviamos as nossas sinceras condolências à sua família, aos seus familiares e a todos os seus antigos companheiros de equipe.
Atualizações do caso
O veterinário Rolf, principal suspeito do crime, confessou à polícia que atirou em seu ex-parceiro com uma espingarda de caça, de acordo com os jornais Daily Mail e YLE, veiculadas pela revista Monet nesta terça-feira (15). Segundo a polícia, o casal havia terminado algumas semanas antes, mas ainda mantinha contato.
No dia do crime, Janne foi ao apartamento de Rolf para resolver questões práticas relacionadas à separação, quando foi surpreendido e morto. As autoridades ressaltaram a brutalidade do crime, causado pela recusa de Rolf em aceitar o fim do relacionamento. “Durante o interrogatório, surgiram questões relacionadas ao relacionamento deles e algumas percepções sobre isso. O suspeito demonstrou fortes emoções em relação ao ocorrido. Todo o caso está relacionado a emoções“, resumiu Matti Högman.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.