O Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou, em São Paulo, um edital voltado à inclusão de pessoas LGBTQIA+ no mercado de trabalho. A iniciativa faz parte da Estratégia Nacional de Trabalho Digno, Educação e Geração de Renda para Pessoas LGBTQIA+ e foi anunciada durante o evento “Empregabilidade com Orgulho”, que integrou a programação da Parada do Orgulho LGBT+ na capital paulista.

Cerca de 150 pessoas participaram do encontro, entre representantes da população LGBTQIA+, empresas e organizações da sociedade civil. O objetivo do edital é incentivar empresas a apresentarem propostas com ações práticas para ampliar a contratação e garantir condições dignas de trabalho para pessoas LGBTQIA+.
A secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, afirmou que o edital foi elaborado em diálogo com o setor privado. Segundo ela, a proposta é ir além das exigências legais e promover uma mudança estrutural. “Trata-se de um compromisso com a inclusão real de toda a população LGBTQIA+”, declarou.

Parcerias com o setor privado
Empresas interessadas devem enviar ao MDHC um plano de trabalho com medidas específicas voltadas à empregabilidade. As propostas serão analisadas por um comitê do ministério. Projetos aprovados passarão a integrar oficialmente a Estratégia Nacional e receberão reconhecimento público com base em práticas efetivas.
O Banco do Brasil foi o primeiro a aderir ao projeto, seguido por outras organizações que atuam no Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do fórum, informou que 160 instituições já demonstraram interesse em participar da iniciativa.
Bulgarelli ressaltou que, embora o ambiente corporativo ainda seja excludente, muitas empresas vêm avançando não só na contratação, mas também no desenvolvimento de carreira de seus funcionários LGBTQIA+. “Somos parte da força produtiva do país, não um problema. Empresas que abraçam a diversidade prosperam”, disse.
A expectativa do MDHC é que a adesão empresarial gere impactos concretos na geração de renda e no acesso ao trabalho digno para a população LGBTQIA+, ampliando oportunidades e combatendo desigualdades históricas.
Acesse o edital neste link.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
