Espetáculo “Manifesto Transpofágico”, com Renata Carvalho, estreia temporada no RJ

Espetáculo “Manifesto Transpofágico”, com Renata Carvalho, estreia temporada no RJ

You are currently viewing Espetáculo “Manifesto Transpofágico”, com Renata Carvalho, estreia temporada no RJ
wp header logo
GAY BLOG BR by SCRUFF

Após estrear em São Paulo em 2019 e realizar, a partir de 2021, passar por países da Europa como Itália, França, Espanha, Irlanda e Holanda, além de Uruguai, Chile e Estados Unidos, “Manifesto Transpofágico” finalmente chega ao Rio de Janeiro. A montagem, dirigida por Luiz Fernando Marques (Lubi), estreia dia 17 de abril, às 19h, no Teatro Firjan Sesi Centro.

Manifesto Transpofágico – Renata de Cervalho – Trema Festival – Foto Danilo Galvão

“Manifesto Transpofágico” é a continuidade de uma pesquisa cênica sobre o corpo travesti realizada por Renata Carvalho, que encena o solo e assina a sua dramaturgia. O espetáculo fala direto com a plateia, como um depoimento, mas também a envolve neste jogo cênico.

A transpofagia de Renata consiste em se alimentar das suas e dos seus – da sua transcestralidade – as digerindo e devolvendo em arte, literatura e/ou educação. A artista é graduanda em Ciências Sociais e estuda os corpos trans desde 2007. Neste manifesto, ela convida o público a olhar incansavelmente para o seu corpo travesti e lhe apresenta a historicidade dele.

A peça inicialmente teria o nome de ‘Eu travesti’, mas quando a escrevi estava sendo muito atacada por representar Jesus em ‘O evangelho segundo Jesus, Rainha do céu’ e também pelo lançamento do MONART (Movimento Nacional de Artistas Trans) e do ‘Manifesto Representatividade Trans’, com a luta pela pausa na prática do transfake”, relembra Renata sobre seus projetos.

Existia – e existe – uma dificuldade das pessoas em pronunciar a palavra travesti, e acreditei que a peça teria dificuldade para entrar em cartaz e ser noticiada. Então resolvi dar um nome mais teatral, mais digestivo, que soasse confortável aos ouvidos”, ironiza a artista, que também fundou o Coletivo T – primeiro coletivo artístico formado integralmente por artistas trans.

Manifesto Transpofágico (Foto: Danilo Galvão)

O espetáculo é dividido em duas partes: na primeira, um corpo apenas de calcinha no palco narrando, dentre outras coisas, o devir travesti daquele corpo denunciando a construção social, criminal, patológica, sexualizada, religiosa e moral que permeia o imagético do senso comum sobre o que é ser uma travesti / ter um corpo travesti.

Já na segunda parte, a proposta provoca uma conversa ética e sincera com o público de e em 2023. “O que o meu corpo travesti ainda carrega do que foi mostrado no palco? O que todes nós que estamos nesse teatro/espaço ainda carregamos daquela época? Por que ainda carregamos? É aberto ao público fazer qualquer pergunta, comentário, depoimento. Se quisermos juntes, este será o lugar onde podemos errar, e com isso, aprender”, acredita Carvalho.

Acredito que tenha conseguido tornar o debate público sobre a presença de corpos trans nas artes por estar nela há 27 anos. Por ter conseguido permanecer, produzir, errar, repetir, de ter a prática do fazer artístico e, dentro desse fazer, nasce a pesquisadora e transpóloga que verticaliza o tema. E na busca do meu eu, do meu ser travesti, encontrei meu coletivo, minha transcestralidade, meu ser político. Essas junções possibilitaram a consciência e o despertar para conceituar essas ausências. É a arte cumprindo seu papel”, finaliza Renata.

Manifesto Transpofágico (Foto: Danilo Galvão)

Sinopse

“Hoje eu resolvi me vestir com a minha própria pele. O meu corpo travesti”. Renata “se veste” com seu próprio corpo para narrar a historicidade da sua corporeidade. Renata se alimenta da sua “transcestralidade”. Come-a, digere-a. Uma transpofagia. O Corpo Travesti como um experimento, uma cobaia. Um manifesto de um Corpo Travesti. Letreiro pisca TRAVESTI. TRAVESTI. TRAVESTI.

Serviço

“MANIFESTO TRANSPOFÁGICO”

Temporada: 17 de abril a 30 de maio (Não haverá espetáculo nos dias 1º e 02/05);
Dias da semana: Segundas e terças-feiras, às 19h;
Local: Teatro Firjan SESI (Av. Graça Aranha, nº 1 – Centro);
Ingressos: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia-entrada) | Vendas AQUI.

(Foto: Divulgação)

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

source

Leave a Reply

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.