Após estrear em São Paulo em 2019 e realizar, a partir de 2021, passar por países da Europa como Itália, França, Espanha, Irlanda e Holanda, além de Uruguai, Chile e Estados Unidos, “Manifesto Transpofágico” finalmente chega ao Rio de Janeiro. A montagem, dirigida por Luiz Fernando Marques (Lubi), estreia dia 17 de abril, às 19h, no Teatro Firjan Sesi Centro.
“Manifesto Transpofágico” é a continuidade de uma pesquisa cênica sobre o corpo travesti realizada por Renata Carvalho, que encena o solo e assina a sua dramaturgia. O espetáculo fala direto com a plateia, como um depoimento, mas também a envolve neste jogo cênico.
A transpofagia de Renata consiste em se alimentar das suas e dos seus – da sua transcestralidade – as digerindo e devolvendo em arte, literatura e/ou educação. A artista é graduanda em Ciências Sociais e estuda os corpos trans desde 2007. Neste manifesto, ela convida o público a olhar incansavelmente para o seu corpo travesti e lhe apresenta a historicidade dele.
“A peça inicialmente teria o nome de ‘Eu travesti’, mas quando a escrevi estava sendo muito atacada por representar Jesus em ‘O evangelho segundo Jesus, Rainha do céu’ e também pelo lançamento do MONART (Movimento Nacional de Artistas Trans) e do ‘Manifesto Representatividade Trans’, com a luta pela pausa na prática do transfake”, relembra Renata sobre seus projetos.
“Existia – e existe – uma dificuldade das pessoas em pronunciar a palavra travesti, e acreditei que a peça teria dificuldade para entrar em cartaz e ser noticiada. Então resolvi dar um nome mais teatral, mais digestivo, que soasse confortável aos ouvidos”, ironiza a artista, que também fundou o Coletivo T – primeiro coletivo artístico formado integralmente por artistas trans.
O espetáculo é dividido em duas partes: na primeira, um corpo apenas de calcinha no palco narrando, dentre outras coisas, o devir travesti daquele corpo denunciando a construção social, criminal, patológica, sexualizada, religiosa e moral que permeia o imagético do senso comum sobre o que é ser uma travesti / ter um corpo travesti.
Já na segunda parte, a proposta provoca uma conversa ética e sincera com o público de e em 2023. “O que o meu corpo travesti ainda carrega do que foi mostrado no palco? O que todes nós que estamos nesse teatro/espaço ainda carregamos daquela época? Por que ainda carregamos? É aberto ao público fazer qualquer pergunta, comentário, depoimento. Se quisermos juntes, este será o lugar onde podemos errar, e com isso, aprender”, acredita Carvalho.
“Acredito que tenha conseguido tornar o debate público sobre a presença de corpos trans nas artes por estar nela há 27 anos. Por ter conseguido permanecer, produzir, errar, repetir, de ter a prática do fazer artístico e, dentro desse fazer, nasce a pesquisadora e transpóloga que verticaliza o tema. E na busca do meu eu, do meu ser travesti, encontrei meu coletivo, minha transcestralidade, meu ser político. Essas junções possibilitaram a consciência e o despertar para conceituar essas ausências. É a arte cumprindo seu papel”, finaliza Renata.
Sinopse
“Hoje eu resolvi me vestir com a minha própria pele. O meu corpo travesti”. Renata “se veste” com seu próprio corpo para narrar a historicidade da sua corporeidade. Renata se alimenta da sua “transcestralidade”. Come-a, digere-a. Uma transpofagia. O Corpo Travesti como um experimento, uma cobaia. Um manifesto de um Corpo Travesti. Letreiro pisca TRAVESTI. TRAVESTI. TRAVESTI.
Serviço
“MANIFESTO TRANSPOFÁGICO”
Temporada: 17 de abril a 30 de maio (Não haverá espetáculo nos dias 1º e 02/05);
Dias da semana: Segundas e terças-feiras, às 19h;
Local: Teatro Firjan SESI (Av. Graça Aranha, nº 1 – Centro);
Ingressos: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia-entrada) | Vendas AQUI.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.