Escritor cearense lança livro de poemas sobre amor, fim e reconstrução

Escritor cearense lança livro de poemas sobre amor, fim e reconstrução

You are currently viewing Escritor cearense lança livro de poemas sobre amor, fim e reconstrução
wp header logo png
GAY BLOG BR by SCRUFF

O poeta e jornalista cearense Diego Gregório apresenta seu novo trabalho, “Poemas de partida e de chegada (ou Os cães não desamam)”. A obra, classificada pelo autor como autoficção poética, reflete sobre amor, abandono e relações humanas a partir de experiências transformadas em linguagem literária.

Escritor cearense mistura poesia e autoficção em livro produzido por pessoas LGBT
Escritor cearense mistura poesia e autoficção em livro produzido por pessoas LGBT (Foto: reprodução/Instagram/@diegojgregorio)

Com 66 poemas distribuídos em 100 páginas, o livro foi contemplado pelo 13º Edital Ceará das Artes, da Secretaria de Cultura do Estado, na categoria Linguagem Literária. O projeto reúne uma equipe de artistas cearenses e LGBTs: a capa é assinada por Azuhli, as ilustrações por Humus, o projeto gráfico por Samuel Tomé e o prefácio por Francisco Custódio, criador do podcast “Histórias Diversas”.

Emoções transcritas na obra

Gregório descreve a escrita como um “país particular que foi devastado pela guerra”, metáfora usada para revisitar memórias e sentimentos em meio às ruínas de um casamento desfeito. Os poemas, que ele chama de “cães”, são definidos pelo autor como registros de beleza e também de sobrevivência emocional. “Os cães, ao contrário de nós, não desamam”, afirma.

O poeta ressalta que não busca confissão ou relato factual em seus textos, mas sim a tradução de emoções. Segundo ele, o trabalho funciona como um processo de cura. “O livro é um documento de beleza, mas também de sobrevivência emocional. Eu escrevo não o que houve, não há uma confissão aqui, eu descrevo um sentimento porque quero entendê-lo, é como um soldado que volta da guerra e só conta o que sentiu e não o que de fato houve”, explica.

Escritor cearense mistura poesia e autoficção em livro produzido por pessoas LGBT
Escritor cearense mistura poesia e autoficção em livro produzido por pessoas LGBT (Foto: reprodução/Instagram/@diegojgregorio)

Descentralização

Outro ponto levantado por Gregório é a defesa da descentralização da produção literária. Vindo de Fortaleza, ele aposta em uma escrita que desacelera, distante das lógicas de performance, engajamento imediato e consumo veloz. “Escrever poesia, hoje, é um gesto dissidente. É recusar a lógica da produção. Eu levei dois anos para escrever esse livro, num mundo que vive de segundos”, diz.

A obra também reflete influências de escritoras como Hilda Hilst, Ana Cristina Cesar e Sylvia Plath, referências marcadas pela intensidade entre corpo, pensamento e vida cotidiana. Nesse movimento, Gregório entrelaça o sertão e a cidade, mesclando experiências pessoais e universais.

Serviço

Poemas de partida e de chegada (ou Os cães não desamam)
Autor: Diego Gregório
Editora: Sobral Gráfica
Número de páginas:100 páginas
ISBN-10:6587671470
ISBN-13:‎ 978-6587671475
Peso do produto:150 g
Idade de leitura:13 anos e acima
Dimensões‏:18 x 12 x 1.5 cm
Disponível para compra neste link

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

source

Leave a Reply

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.