Daniel Radcliffe, famoso por interpretar Harry Potter nos filmes, revelou em uma entrevista ao The Atlantic que não tem contato com J.K. Rowling há anos. Ele reafirmou seu apoio à comunidade LGBTQIA+ e compartilhou sua perspectiva sobre os comentários transfóbicos feitos pela autora.
O ator relatou se sentir muito chateado com as falas da escritora: “No final das contas, isso me deixa muito triste“. Ele ainda completa: “Eu olho para a pessoa que conheci, os momentos em que nos conhecemos, e os livros que ela escreveu, e o mundo que ela criou, e tudo isso é para mim tão profundamente empático“.
Radcliffe é um defensor do Projeto Trevor, uma linha de prevenção ao suicídio LGBTQIA+, que conheceu 2009. De acordo com o ator, ele descobriu o preconceito enquanto crescia rodeado por amigos gays e viu no projeto uma forma de ajudar. “Eu percebi uma conexão com Harry Potter e essas coisas. Muitas pessoas encontraram algum consolo nesses livros e filmes que lidavam com o sentimento de isolamento ou rejeição pela família ou com a convivência com um segredo“.
Daniel Radcliffe rebate comentários transfóbicos de J.K. Rowling
J.K. Rowling frequentemente se envolve em polêmicas devido a seus comentários transfóbicos. Suas declarações são amplamente criticadas por organizações de direitos LGBTQ+ e por muitos fãs de seus livros, que consideram suas visões prejudiciais e desatualizadas.
Em junho de 2020, Rowling gerou polêmica ao postar uma série de tweets e um artigo em seu site pessoal discutindo suas opiniões sobre questões de gênero e identidade. Ela argumentou que a defesa dos direitos das pessoas transgênero poderia colocar em risco os direitos e as proteções das mulheres, especialmente em espaços segregados por gênero, como banheiros e vestiários.
Poucos dias após os comentários da escritora, Radcliffe emitiu uma declaração pessoal através do Projeto Trevor, afirmando que alguns meios de comunicação podem interpretar erroneamente a situação como uma disputa pessoal entre ele e J.K. Rowling, mas ele enfatizou que esse não era o ponto crucial no momento. “Mulheres transexuais são mulheres. Qualquer declaração em contrário apaga a identidade e a dignidade das pessoas trans e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde que têm muito mais experiência neste assunto do que Jo ou eu“, finalizou.
Daniel Radcliffe finalizou a entrevista afirmando: “Continuarei a apoiar os direitos de todas as pessoas LGBTQIA+” e reforçou que não fará mais comentários além disso.
J.K. Rowlink é denunciada por transfobia
No começo deste ano (2024), J.K. Rowling foi denunciada à polícia britânica por transfobia por India Willoughby, ex-participante do ‘Celebrity Big Brother’. India alega que Rowling a chamou repetidamente pelo gênero errado, apesar de sua cirurgia de redesignação de gênero em 2015. Nas redes sociais, Rowling recusou-se a usar os pronomes com os quais India se identifica e zombou da emissora onde a jornalista trabalha.
Logo depois, em abril, a escritora fez novos comentários nas redes sociais, descreveu mulheres transgêneros como homens e expressou sua expectativa de ser presa pelas autoridades escocesas após a entrada em vigor da Lei de Crimes de Ódio e Ordem Pública. “A liberdade de expressão e de crença chegará ao fim na Escócia se a descrição precisa do sexo biológico for considerada criminosa. Estou fora do país, mas se o que escrevi aqui for qualificado como um delito nos termos da nova lei, espero ser presa quando voltar ao berço do Iluminismo Escocês“, disse.
Daniel Radcliffe defende mulheres trans após comentário transfóbico de J.K Rowling
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.