Cinemateca e Museu da Diversidade Sexual celebram Visibilidade Transmasculina com sessão de curtas

Cinemateca e Museu da Diversidade Sexual celebram Visibilidade Transmasculina com sessão de curtas

You are currently viewing Cinemateca e Museu da Diversidade Sexual celebram Visibilidade Transmasculina com sessão de curtas
wp header logo png
GAY BLOG BR by SCRUFF

Em uma iniciativa conjunta para marcar o Dia Nacional de Luta e Resistência de Homens Trans e Pessoas Transmasculinas, celebrado neste 20 de fevereiro, a Cinemateca Brasileira, com apoio do Museu da Diversidade Sexual, promove uma sessão especial gratuita de curtas-metragens no dia 21 de fevereiro, às 19h. O evento visa iluminar as experiências, desafios e conquistas dessa comunidade através da linguagem cinematográfica.

"Capim-Navalha", de Michel Queiroz - Reprodução
“Capim-Navalha”, de Michel Queiroz – Reprodução

A sessão contará com a exibição de quatro curtas-metragens: “Belize”, de Lu Hiroshi; “Tailor”, de Calí dos Anjos; “Capim-Navalha”, de Michel Queiroz; e “Preciso Dizer que te Amo”, de Ariel Nobre. Cada filme oferece uma perspectiva única sobre a vida e as lutas das pessoas transmasculinas, variando de animação e documentário a experimental. Esta seleção de obras busca não apenas entreter, mas também educar e fomentar a empatia por meio de narrativas autênticas e tocantes.

Os ingressos para a sessão especial são gratuitos e estarão disponíveis para retirada uma hora antes do início, na Sala Grande Otelo da Cinemateca Brasileira, que se localiza no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana. A instituição, reconhecida como o maior arquivo de filmes da América do Sul e membro da Federação Internacional de Arquivos de Filmes (FIAF), tem como missão a preservação do cinema brasileiro e a difusão da cultura cinematográfica.

Confira mais sobre os filmes:

– BKDR –

GAY BLOG by SCRUFF

BELIZE
Brasil (GO) 2016 4 min Cor 14 anos
Direção: Lu Hiroshi
Elenco: Lu Hiroshi
Sinopse: A morte de homens transgêneros não é sequer contabilizada no Brasil. O filme é um retrato da vida e da luta de um homem trans.

TAILOR
Brasil (RJ) 2017 10 min Cor Livre
Direção: Calí dos Anjos
Elenco: Orlando Tailor, Tertuliana Lustosa, Bernardo Gomes, Miro Spinelli
Sinopse: Tailor é um cartunista transgênero que compartilha em sua página na internet experiências de outras pessoas trans e seus desafios dentro da sociedade. Um documentário animado sobre pessoas trans, feito por pessoas trans.­­­

CAPIM-NAVALHA
Brasil (GO) 2021 17 min Cor 12 anos
Direção: Michel Queiroz
Elenco: Gaé R. Souza Vieira, Gustavo Silva
Sinopse: Gustavo e Gaé, dois homens trans, abrem suas vidas, peles e olhos para as câmeras. Um documentário sobre pessoas transmasculina que vivem, habitam e re-existem na Chapada dos Veadeiros, no interior de Goiás.

PRECISO DIZER QUE TE AMO
Brasil (SP) 2018 13 min Cor Livre
Direção: Ariel Nobre
Elenco: Aretha Sadick, Ariel Nobre, Deniell Bircol, Yago Neres, Renata Carvalho
Sinopse: Documentário sobre a resiliência e a luta contra o suicídio entre as pessoas trans. O filme retrata a relação de jovens trans com o corpo, com a vida e com o sagrado.


SERVIÇO

Sessão de curtas-metragens Visibilidade Transmasculina
Quarta-feira, 21 de fevereiro, às 19h
Sala Grande Otelo

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana – São Paulo, SP
Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)

Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão

GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

source

Leave a Reply

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.