Gil Hernández, de ‘Volta por Cima’, relata desafio de viver homem gay no teatro

Gil Hernández, de ‘Volta por Cima’, relata desafio de viver homem gay no teatro

You are currently viewing Gil Hernández, de ‘Volta por Cima’, relata desafio de viver homem gay no teatro
wp header logo png
GAY BLOG BR by SCRUFF

O ator Gil Hernández, conhecido por sua participação na novela “Volta por cima”, da TV Globo, está em cartaz com o monólogo “Boy” no Teatro Café Pequeno, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. A peça estreou em 4 de julho e permanece em exibição até 27 de julho, com sessões às sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h. As informações são do Extra.

Hétero, Gil Hernández relata desafio de viver homem gay no teatro
Peça ‘Boy’ está em cartaz no Rio de Janeiro (Foto: reprodução/Instagram/@boy_espetaculo e gil.hernandez.ator)

No espetáculo, Hernández interpreta um garoto de programa que revisita sua trajetória no Rio de Janeiro durante o início dos anos 1990, no período do governo Collor. A história se passa em 2022, no bar de uma sauna gay, quando o personagem relembra episódios marcantes da sua juventude e os impactos da época em sua vida.

O texto, escrito por Rogério Corrêa e dirigido por Isaac Bernat, retrata um momento de transição política e social no país, incluindo o avanço da epidemia da AIDS e o contexto pós-ditadura. A peça busca representar as experiências de quem viveu às margens em um cenário hostil, especialmente pessoas LGBTQIA+.

Gil Hernández
Gil Hernández (Foto: reprodução/Instagram/@boy_espetaculo e gil.hernandez.ator)

Desafio na interpretação

Hernández afirma que se sentiu desafiado ao interpretar um personagem gay sendo um homem heterossexual. Segundo o ator, o papel exigiu desprendimento e sensibilidade para abordar temas ligados à sexualidade e à exclusão. “Eu fiquei bastante desafiado como homem heterossexual a viver esse personagem despudoradamente e a fazer uma defesa mesmo humana, sabe?”, declarou.

Gil Hernández
Gil Hernández (Foto: divulgação/Kim Leekyung)

O ator também comenta que o espetáculo o levou a refletir sobre o preconceito ainda presente na sociedade. “Sempre me incomodou muito a homofobia, essa coisa depreciativa, babaca mesmo, da nossa sociedade, de muitos homens que eu chamo de heterotóxicos. É inacreditável, no século 21, a gente ainda estar discutindo isso”, disse ele, ao destacar a importância de questionar comportamentos discriminatórios ainda comuns.

A peça já havia sido apresentada em boates de São Paulo em 2022, mas esta é a primeira vez que é encenada em um teatro. Para Hernández, levar o monólogo aos palcos representa uma ampliação do alcance da obra e do debate que ela propõe sobre identidade, resistência e afetos.

Ele é um garoto que, como muitos outros, se descobre homossexual e que precisa sobreviver, sabe? Tendo uma realidade muito hostil já dentro de casa. Esse cara é extremamente corajoso e libertário. Apesar de tudo que aconteceu na vida dele, lutou e não abriu mão de ser ele mesmo. É um espetáculo que celebra o amor e a vida”, compartilhou.

Peça 'Boy' está em cartaz no Rio de Janeiro (Foto: reprodução/Instagram/@boy_espetaculo e gil.hernandez.ator)
Peça ‘Boy’ está em cartaz no Rio de Janeiro (Foto: reprodução/Instagram/@boy_espetaculo e gil.hernandez.ator)

“Boy”
De Rogério Corrêa. Direção de Isaac Bernat. Com Gil Hernández.
Sinopse: A história de um garoto de programa que viveu no Rio de Janeiro durante os anos do governo Collor. Em 2022, no aniversário de 30 anos do impeachment do ex-presidente, ele está no bar da sauna gay onde trabalha e relembra como aqueles anos de transformações políticas e sociais impactaram sua vida. A trama atravessa o fim da ditadura, a nova república e a epidemia de HIV no Brasil.

Temporada: De 4 a 27 de julho
Horários: Sexta-feira e sábado, às 20h; domingo, às 19h
Local: Teatro Municipal Café Pequeno – Avenida Ataulfo de Paiva, 269, Leblon
Ingresso: R$ 60
Duração: 50 minutos
Classificação etária: 18 anos
Vendas: ingressosriocultura.com.br


Ficha técnica

Atuação: Gil Hernández
Texto: Rogério Corrêa
Direção: Isaac Bernat
Direção musical: Charles Kanh
Iluminação: Paulo Denizot
Cenário: Rostand Albuquerque
Assessoria de imprensa: Valéria Souza
Programação visual: Ludimila Valente
Produção executiva: Los Medanos Produções Culturais Ltda, Luis Volcanes e Elianah Jorge
Foto de divulgação: Manuela Andersen Hernández

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

source

Leave a Reply

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.