Neste domingo (01), o canal TôSAFE Brasil, no YouTube, lançará o curta-metragem “Longevidade Posithiva“. Escrito e dirigido por Victor Bebiano, 27 anos, o filme narra as histórias de três pessoas idosas vivendo com HIV: Nair Brito, 64, Nélio Carvalho, 68, e Jenice Pizão, 65. A produção busca refletir sobre as vivências dessa população, frequentemente invisibilizada, e promover discussões sobre o envelhecimento ativo e com qualidade de vida.
Envelhecer de maneira digna
A obra, realizada pelo Instituto Multiverso com apoio da TôSAFE Brasil e Fundo Positivo, reflete a vivência pessoal do diretor Victor Bebiano, que também vive com HIV. O curta aborda a superação, a aceitação e a importância do tratamento contínuo. Ele destaca a força de escolha diária das pessoas que convivem com o vírus. “Nós, pessoas que vivem com HIV, escolhemos a vida todos os dias ao tomar nossa medicação”, diz o diretor.
O filme também aborda como o estigma e a falta de representatividade impactam negativamente essa parcela da população. “Pessoas idosas em nossa sociedade são constantemente invisibilizadas, assim como pessoas que vivem com HIV. Então pessoas idosas que vivem com HIV são duplamente invisibilizadas na nossa sociedade”, reflete Bebiano. O curta, além de desafiar preconceitos, convida o público a reconhecer que é possível envelhecer com HIV de maneira plena e digna.
Os cenários e a trilha sonora reforçam a abordagem realista e inspiradora do curta, que combina histórias de luta com celebrações da vida. A narrativa humaniza a experiência de viver com HIV na terceira idade, desmistificando estigmas e promovendo um olhar mais inclusivo sobre a sexualidade e saúde dos idosos.
Parte do objetivo de “Longevidade Posithiva” é não apenas sensibilizar a sociedade, mas também garantir que a questão do envelhecimento com HIV seja reconhecida no imaginário coletivo. As histórias dos protagonistas ressaltam a superação e mostram que o vírus e a idade não definem quem eles são. “Pessoas idosas que vivem com HIV
existem. Elas são muitas e elas vivem!”, destaca Bebiano.
Como assistir
O curta-metragem estará disponível gratuitamente no canal da TôSAFE Brasil no YouTube. O público poderá acompanhar, além do filme, conteúdos relacionados ao tema, como palestras e discussões promovidas pela plataforma de saúde sexual e reprodutiva.
Para assistir ao lançamento e obter mais informações sobre o curta, acesse o canal da TôSAFE Brasil no YouTube ou entre em contato com a equipe de comunicação do projeto.
Ficha técnica
Escrito e Dirigido por: Victor Bebiano
Elenco: Nair Brito, Jenice Pizão, Nelio Carvalho
Assistente de Direção: Carol Honório
Produção Executiva: Julia Biaggioli, Carol Honório
Produção: Julia Biaggioli, Carol Honório
Assistente de Produção: Sophia Heguedusch
Produção de Set: Ariane Grisante
Direção de Arte: Victor Bebiano
Direção de Fotografia: Yago A.
Assistente de Fotografia: Sol, Larry Anjos
Cinegrafista: Yago A., Vinicius Barbozza
Direção de Making Off: Karina Tigre
Making Off: Larry Anjos, Julia Biaggioli, Sophia Heguedusch
GAFFER: Yago A., Larry Anjos
Trilha Sonora: Diego Raso
Coordenação de pós produção e finalização: Ricardo CZK
Montagem: Victor Bebiano, Ricardo CZK
Áudio: Alma1111Audio
Produção executiva de áudio: Carla Brauninger
Trilha Original: Diego Raso
Mixagem: Diego Raso
Colorização: Lucas Cangelli
Coordenadora de comunicação: Karina Tigre
Gestão de mídias sociais: Lohayne Andrade
Uma produção: TÔSAFE BRASIL
Co-Produção: Ecoar
Realização: Instituto Multiverso
Apoio: Fundo positivo
Parcerias
Bahia locações
Academia de filmes
Produtora 8 milímetros
Hollyland
Academia Reentry
Instituto de cinema
Lumen locadora
Rocokaza – Centro EcoCultural
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.