Nos dias 2 e 3 de novembro, acontece o Festival ZUM de 2024, promovido pela revista de fotografia do Instituto Moreira Salles, no IMS Paulista. O evento cultural é gratuito e possui uma programação diversificada que inclui debates, oficinas e uma feira de fotolivros. Além disso, a 27ª edição da revista ZUM será lançada durante o festival.
Um dos destaques do festival é a participação do artista Rico Dalasam, conhecido por sua contribuição ao “queer rap” brasileiro. Dalasam participará do debate “Sonhar pra ser” no domingo (03), no qual discutirá a importância de criar novas narrativas e imagens para uma representação mais diversificada e inclusiva no Brasil. O painel também contará com a cineasta Sabrina Fidalgo, e será mediado pela jornalista Adriana Ferreira Silva.
Outros participantes incluem Zanele Muholi, uma artista e ativista visual cuja obra terá uma exposição retrospectiva no IMS Paulista em 2025, e a artista Tadáskía, cujo trabalho foi recentemente exposto no MoMA de Nova Iorque. Os debates explorarão temas como a utilização da performance artística como ferramenta para fortalecer laços afetivos e resistir ao apagamento cultural.
Oficina de colagem e Feira de Fotolivros
Além dos debates, o festival também oferecerá uma oficina de colagem liderada por Gê Viana, que desafiará os participantes a reinterpretar imagens de arquivos coloniais e familiares. A atividade requer inscrição prévia e é uma oportunidade para os participantes se engajarem diretamente com técnicas artísticas que comentam sobre história e identidade.
No mesmo dia, o festival também prestará homenagem ao historiador Mauricio Lissovsky com um bate-papo especial, destacando sua influência na fotografia brasileira. A Feira de Fotolivros, que acontece nos dois dias de festival, é outra atração importante, reunindo publicações de aproximadamente 30 editores, coletivos e artistas. Nela, vários artistas fotográficos poderão exibir e vender seus trabalhos.
Lançamento ZUM #27
Durante o Festival ZUM, será lançada a 27ª edição da revista ZUM, que destaca a diversidade de trabalhos artísticos e fotográficos abordando temas como identidade, memória e questões sociais. A capa apresenta “Álbum de desesquecimentos” de Mayara Ferrão, uma série que usa inteligência artificial para criar cenas que desafiam o apagamento das narrativas negras.
A edição também inclui contribuições de artistas como Caio Pacela e Tadáskía, e discute temas como a resistência feminina à destruição ambiental e as complexidades da imigração. Uma entrevista com a fotojornalista Nair Benedicto, que compartilha reflexões sobre sua carreira, também é um destaque desta edição.
Confira a programação completa
SÁBADO (02/11)
- 10h-20h: Corpo preta, instalação de muSa michelle mattiuzzi / Biblioteca
- 10h: Exposição, conversa com autores e anúncio dos premiados na convocatória de fotolivros
ZUM / Biblioteca - 13h-19h: Feira de fotolivros + lançamentos com autores / Térreo
- 15h: Debate | Dançando com a câmera
Tadáskía e Olinda Tupinambá. Mediação: Amanda Carneiro - 17h: Debate | Rituais de comunhão
Gê Viana, Caio Pacela e Lincoln Péricles. Mediação: Tatiane de Assis - 19h: Debate | Beleza revolucionária
Com Zanele Muholi
DOMINGO (03/11)
- 10h-20h: Corpo preta, instalação de muSa michelle mattiuzzi / Biblioteca
Exposição da convocatória de fotolivros ZUM / Biblioteca - 10h-13h: Oficina com a artista Gê Viana / 9o andar. Inscrições via Sympla a partir de 25/10. 15 vagas.
www.sympla.com.br/produtor/imoreirasalles - 11h: Bate-papo em homenagem a Mauricio Lissovsky | 10 proposições para o futuro da fotografia
Com Ronaldo Entler, Lívia Aquino e Pio Figueiroa. Mediação: Rony Maltz / Biblioteca - 11h-17h: Feira de fotolivros + lançamentos com autores / Térreo
- 14h: Debate | Tecnologias de resistência
Com Giselle Beiguelman, biarritzzz e Guilherme Bretas. Mediação: Pollyana Quintella - 16h: Debate | Sonhar pra ser
Com Rico Dalasam e Sabrina Fidalgo. Mediação: Adriana Ferreira Silva
Serviço
FESTIVAL ZUM
Data: 2 e 3 de novembro
Debates, oficinas, fotolivros
Evento presencial | Entrada gratuita
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.