Uma organização social em Pernambuco se tornou a primeira unidade do programa Acolher+ a integrar o Cozinha Solidária, iniciativa do Governo Federal voltada ao combate à insegurança alimentar. Localizada em Petrolina, a Casa Cores, que já oferecia cerca de 90 refeições por mês, pretende triplicar o atendimento com a implementação do novo programa.
A Casa Cores faz parte de um grupo de 12 organizações no Brasil que recebem apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) através do projeto Acolher+, que visa oferecer assistência psicossocial à população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade. O novo espaço de alimentação será inaugurado em novembro, durante a Semana do Orgulho LGBTQIA+ em Petrolina.
Defesa dos direitos LGBTQIA+ em Petrolina
Segundo informações à imprensa, com a adesão ao Cozinha Solidária, a Casa Cores receberá suporte financeiro e equipamentos para expandir o serviço de alimentação. O objetivo é fornecer refeições de qualidade para pessoas LGBTQIA+ que enfrentam abandono familiar e exclusão social, muitas vezes agravadas pela insegurança alimentar.
“Há uma questão de insegurança alimentar sobre uma parcela da população LGBTQIA+, sobretudo aquela que foi abandonada pelas famílias e expulsa de casa. Esse projeto se propõe a mudar essa realidade. Isso tem impacto direto na vida das pessoas”, explicou a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat.
O programa Cozinha Solidária, administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, visa fornecer alimentos gratuitos em áreas de vulnerabilidade, promovendo não apenas a segurança alimentar, mas também a integração com a comunidade local. A Casa Cores espera atender até cinco dias por semana com a ampliação do programa. “Trazer essas famílias para dentro desses espaços estimula a relação com a população LGBTQIA+ e evita que, no futuro, ocorram novos casos de abandono e exclusão”, diz Larrat.
As casas que participam do Acolher+ recebem cerca de R$ 4,6 mil por mês para a compra de alimentos e insumos, além de contar com dois profissionais bolsistas para apoiar as atividades. Além das refeições, a Casa Cores promove atividades culturais e de conscientização sobre os direitos LGBTQIA+, como sessões de cinema e oficinas de empregabilidade.
Para aderir ao Cozinha Solidária, clique aqui.
Governo Federal anuncia R$ 1,4 milhão para Casas de Acolhimento LGBT+
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.