Peru remove transexualidade da lista de ‘transtornos mentais’

Peru remove transexualidade da lista de ‘transtornos mentais’

You are currently viewing Peru remove transexualidade da lista de ‘transtornos mentais’
wp header logo png
GAY BLOG BR by SCRUFF

Na última terça-feira (25), o Ministério da Saúde (Minsa) do Peru anunciou que a transexualidade deixará de ser classificada como um “transtorno mental“. A medida vem como resposta a protestos e críticas de grupos de defesa dos direitos LGBTQIA+ e busca alinhar-se com as atualizações médicas mais recentes.

Essa mudança foi detalhada na Resolução Ministerial nº 447-2024/MINSA, publicada no Diário Oficial El Peruano, que substitui a terminologia anterior por “discordância de gênero“. A nova nomenclatura substitui termos considerados desatualizados e pejorativos, como transexualismo e travestismo, em documentos de saúde.

Segundo texto publicado no site oficial do Ministério da Saúde e no Diário Oficial, a resolução “dispõe do cessamento do uso dos termos transexualismo e travestismo no capítulo de Transtornos Mentais e de Comportamento da Classificação Estatística Internacional de Doenças e problemas relacionados com a saúde (CID-10)”.

Ministério da Saúde do Peru
Ministério da Saúde do Peru (Foto: reprodução/Minsa)

O que muda

Ainda de acordo com o texto oficial, a atualização na classificação adota novos termos para os diagnósticos, optando por: “‘Discordância de gênero na adolescência ou idade adulta’, ‘discordância de gênero na infância’, ‘discordância de gênero sem especificação’ e ‘aconselhamento relacionado ao comportamento e orientação sexual ou relações sexuais de pessoas’, em capítulo XXI: Fatores que influenciam o estado de saúde e o contato com os serviços de saúde“.

– BKDR –

GAY BLOG by SCRUFF

A regulamentação, aprovada pelo ministro César Vásquez, determina que todos os estabelecimentos de saúde, tanto públicos quanto privados, assim como nas práticas de atendimento ao usuário, adotem os novos códigos e descrições de diagnósticos presentes na CID-10.

Marcha do Orgulho LGBTQ+ em Lima, Peru
Marcha do Orgulho LGBTQ+ em Lima, Peru (Foto: reprodução/Instagram/@marchadelorgullolima)

Classificação antiga

A normativa vem corrigir o decreto emitido em maio de 2023, que ainda utilizava a antiga classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que foi alterada em 2022. O decreto anterior inseria tais condições no capítulo de transtornos mentais do Plano Essencial de Garantia de Saúde (PEAS), o que foi recebido com grande insatisfação pelos defensores dos direitos LGBTQIA+.

O Ministério da Saúde justificou a demora na atualização da nomenclatura pela necessidade de adaptar-se progressivamente à nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11), que é o padrão em outros países, mas que ainda não havia sido implementado integralmente no Peru.

Namíbia anula lei que criminalizava s3x0 gay

GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

source

Leave a Reply

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.