Até 22 de julho, estão abertas as inscrições para a 6ª edição da mostra “Cine Diversidade – gênero e sexualidade no cinema“, promovida pela ColetivA DELAS e que ocorrerá entre agosto e setembro. A programação incluirá palestras e oficinas voltadas para a temática de gênero e sexualidade. A mostra conta com o apoio da RIOFILME e parceria da co.liga.
![6ª mostra 'Cine Diversidade' abre inscrições para curtas LGBT+ (Foto: @gayblogbr)](https://i0.wp.com/gay.blog.br/wp-content/uploads/2024/07/Gayblog-22-1.jpg?resize=696%2C392&ssl=1)
Segundo informações da assessoria de imprensa, o objetivo da mostra é incentivar a produção do cinema brasileiro independente e criar um espaço de interação entre produtores, cineastas e o público. O evento contará com exibições presenciais em diversos bairros do Rio de Janeiro, como Centro, Campo Grande, Penha Circular, Madureira e Maré, além de exibições remotas.
A iniciativa também busca fomentar debates sobre liberdade e respeito à diversidade, destacando as histórias e lutas das mulheres e da comunidade LGBTQIA+. A cofundadora da ColetivA DELAS e idealizadora da mostra Cine Diversidade, Karla Suarez, destacou a importância do cinema como ferramenta de transformação social e cultural. Segundo ela, a mostra busca dar visibilidade a histórias frequentemente marginalizadas na indústria cinematográfica.
“Queremos celebrar a diversidade, tanto nas telas quanto nas equipes de produção e estamos novamente empolgados para receber projetos diferentes e de todo o país”
Como será a seleção dos curtas
A ColetivA DELAS, responsável pela organização do evento, é um hub criativo especializado em diversidade e inclusão. As inscrições são voltadas para filmes de até 15 minutos e baixo orçamento e serão selecionados 25 curtas-metragens que abordem questões de gênero e sexualidade.
A equipe de curadoria avaliará a qualidade artística e estética das obras, considerando aspectos como atuação, direção e montagem, além de dar ênfase ao protagonismo de mulheres e pessoas LGBTQIA+. A seleção também levará em conta a diversidade étnico-racial, territorial e a inclusão de pessoas com deficiência.
Além disso, a presença das periferias e a coerência com os debates sociais abordados nos filmes serão critérios adicionais. O objetivo é descentralizar a produção audiovisual, incluindo projetos de diferentes estados e rompendo com a hegemonia do eixo Rio-São Paulo.
As inscrições podem ser feitas por meio do site oficial até 22 de julho.
Oficina gratuita de moda sustentável é ofertada para população trans em SP
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.