Dos dias 23 a 30 de junho acontece a 5ª edição da Parada Preta em São Paulo, uma organização do Coletivo AMEM em parceria com a Casa 1 e a BATEKOO, celebrando o Mês do Orgulho LGBTQIA+. A Parada contará com a participação de artistas como Urias, Bixarte, Sodomita e Erica Malunguinho.
O evento, que este ano tem como tema “Aquilombar é Cura“, inclui uma série de atividades culturais, educativas e de articulação visando o fortalecimento das comunidades negras LGBTQIA+. O evento coincide com a semana do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho, data que rememora o levante de Stonewall em 1969, um marco na luta pelos direitos LGBTQIA+
O educador da Casa 1, Di Almeida, destacou a importância da formação proporcionada pela Parada Preta. Ele enfatizou que a iniciativa cria “um espaço vital para o encontro coletivo” e a diversidade de ideias dentro da comunidade negra LGBTQIA+. “Essa iniciativa amplia nosso entendimento sobre aprendizado coletivo e fortalece nossa capacidade de criar estratégias não apenas para o presente, mas também para o futuro“, afirmou.
A Parada Preta também se inspira na primeira Black Pride realizada em Washington em 1991, refletindo um movimento global que inclui cidades como Londres, Paris, São Paulo e João Pessoa.
Programação
A programação inicia no dia 23 de junho com atividades formativas na Casa 1, que se estendem durante toda a semana. Serão abordadas demandas da comunidade negra, trazendo discussões sobre HIV, AIDS, sexualidade, gênero, saúde, violência, moradia e arte.
No último dia, 30 de junho, será realizado um desfile na República como encerramento das celebrações. O desfile contará com um trio elétrico que percorrerá as ruas do centro de São Paulo, passando pela Praça da República, Avenida São Luiz e Teatro Municipal, e terminando no Largo do Paissandu.
Como anteriormente citado, a Parada deste ano terá a participação de artistas como Urias, Bixarte, Sodomita e Erica Malunguinho, além de figuras importantes da Cultura Ballroom e outras personalidades da comunidade negra LGBTQIA+.
Para mais informações sobre a programação da 5ª edição da Parada Preta de São Paulo e como participar das atividades, os interessados podem acessar as redes sociais do Coletivo AMEM, da Casa 1 e da BATEKOO.
Serviço
Atividades formativas | Casa 1
Dia: 23 a 28 de junho de 2024
Endereço: R. Adoniran Barbosa, 151 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01318-020
Desfile | República
Dia: 30 de junho de 2024
Horário: A partir das 13h
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.