Precedendo as comemorações do mês que celebra o Orgulho LGBTQIAP+, acontecerá no dia 31 de maio, sexta-feira, a 7ª edição da Marcha do Orgulho Trans de São Paulo. O evento, organizado pelo Instituto [SSEX BBOX], acontece no Largo do Arouche, região central da capital paulista, das 11 horas às 21 horas e conta com o patrocínio do TikTok.
Tida como uma das maiores manifestações protagonizadas por travestis e pessoas trans da América Latina, a edição 2024 traz como tema “Renascença de Gênero”, buscando a promoção a ideia de um momento onde há diversas possibilidades de ser e que é necessário celebrá-las e respeitá-las.
“Reafirmamos com veemência o nosso compromisso pela liberdade de ser quem realmente somos. A Marcha do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo é um símbolo essencial desta batalha, um movimento que rompe barreiras e une diversas vozes em prol do respeito, visibilidade e igualdade de direitos”, destaca Van Marcelino, responsável pela organização da Marcha.
Durante o evento, artistas representativos do movimento trans no Brasil, como Majur, Jaloo e Cidão Furacão, irão se apresentar. Também haverá participação dos blocos Ilú Obá de Mim, Bloco Siga Bem Caminhoneira e Bloco Feminista. Várias personalidades vinculadas ao movimento estarão presentes, como Neon Cunha, Jovana Baby, Indianare Siqueira, Amanda Paschoal, Erika Hilton (PSOL-SP) e Carolina Iara (PSOL-SP) também confirmaram presença na manifestação.
Além do patrocínio do TikTok, a Marcha do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo acontece com apoio das instituições e marcas como TV Globo, All Out, 42 São Paulo, Clandestino, Out & Equal, Eletromidia, Instituto Ethos, Neon Cunha, Mães pela Diversidade, Fonatrans, RedeTrans, Casa Florescer, Aliança Nacional LGBTI, Mostra Internacional Drag King Queer e Adeloyá Ojú Bará.
Camisa verde e amarela
Com a grande repercussão da cena de Pabllo Vittar e Madonna vestidas com roupas nas cores verde e amarelo e segurando bandeiras brasileiras durante o show da cantora estadunidense na praia de Copacabana, a organização da Marcha do Orgulho Trans decidiu incentivar os participantes a comparecerem ao evento vestidos com as cores do país. A intenção é simbolizar a retomada da identidade brasileira pela comunidade LGBTQIAP+, que sofre constantemente com a discriminação e a violência, especialmente travestis e pessoas transgênero.
Além do simbolismo por meio das roupas, também haverá uma bandeira nas cores verde e amarelo que será aberta sobre o público junto do tradicional bandeirão com as cores que representam a comunidade trans.
A Marcha do Orgulho Trans é o primeiro de três grandes eventos que acontecem em São Paulo durante as celebrações do mês do Orgulho LGBTQIAP+. No sábado, 01 de junho, é realizada a Caminhada das Mulheres Lésbicas e Bissexuais e, no domingo (02), acontece a Parada LGBT.
Confira em detalhes a programação do evento:
7ª Marcha do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo
31 de maio – sexta-feira
Local: Largo do Arouche, República – SP
Horário: das 11h às 21h
– Das 11h às 16h: Concentração no Largo do Arouche
– Das 16h às 18h: Volta no centro de São Paulo
– Das 18h às 21h: Shows no Largo do Arouche com Majur, Jaloo e Bloco Siga Bem Caminhoneira
Dia 15 de maio é celebrado o Dia do Orgulho em Ser Trans/Travesti
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.