Escrito por Katerina Silvánova e Elena Malíssova, o romance “Verão de Lenço Vermelho” emergiu como um dos livros mais vendidos de 2022 na Rússia, atingindo a primeira posição nas listas de best-sellers por várias semanas. Publicado por uma editora independente, o livro rapidamente se tornou uma sensação entre os jovens leitores, impulsionado principalmente pela popularidade no TikTok.
A história se passa vinte anos após o último verão do protagonista, Iura, como pioneiro no acampamento Andorinha. Ao retornar ao local, ele encontra apenas ruínas cheias de memórias daquele verão inesquecível. O romance captura de maneira sensível a nostalgia e as transformações da juventude, acompanhando os dias finais da União Soviética.
Conforme observado pelo New York Times, “a relação entre Jura e Volódia, que floresceu mesmo em circunstâncias adversas, é descrita com ternura. No fundo, é uma clássica história sobre o poder do amor jovem em triunfar, mesmo que contra todas as probabilidades”.
BANIDO DA RÚSSIA
No entanto, o sucesso do livro “Verão de Lenço Vermelho” também trouxe consigo uma onda de ódio. Em maio de 2022, ativistas e políticos antiLGBTQIA+ lançaram uma campanha para banir o livro. As críticas giravam em torno da ideia de que a obra “desfigurava a ideia do que era a União Soviética”, “promovia valores ocidentais” e continha “propaganda LGBT”. As ameaças e a pressão crescente forçaram as autoras a deixar o país, buscando segurança diante das ameaças de morte, enquanto o Parlamento Russo começou a elaborar uma legislação mais rigorosa, visando criminalizar qualquer demonstração de homossexualidade em mídias, incluindo livros e filmes.
Em dezembro de 2022, a lei foi aprovada, banindo toda a literatura queer e qualquer menção a temas LGBTQIAP+ nas obras veiculadas no país. a legislação representou um golpe duro para a liberdade de expressão e os direitos LGBTQIA+ na Rússia.
“Verão de Lenço Vermelho” está disponível no Brasil a partir desta terça-feira, 23 de julho, na Amazon.
AS AUTORAS
Katerina Silvánova nasceu em Kharkiv, na Ucrânia, onde mora atualmente. Após concluir a faculdade, trabalhou em uma loja de sapatos e dedicava seu tempo livre à escrita. Aos vinte e quatro anos, conheceu Elena Malíssova, e juntas começaram a desenvolver “Verão de Lenço Vermelho”.
Elena Malíssova nasceu em uma pequena cidade soviética no final dos anos 1980, onde viveu até se mudar para Moscou no final dos anos 2000. Durante a juventude, publicou poemas em jornais locais e, mais tarde, passou a escrever contos e romances LGBTQIA+. Em 2022, após sofrer perseguições, Elena teve que deixar a Rússia e, em 2023, estabeleceu-se na Alemanha.
“Verão de Lenço Vermelho”
Editora: Seguinte; 1ª edição (23 julho 2024)
Idioma: Português
Capa comum: 464 páginas
ISBN-10: 8555343291
ISBN-13: 978-8555343292
Dimensões: 15.6 x 2.3 x 23 cm
Para compra na Amazon: neste link.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.