O ator Irandhir Santos será o protagonista de “Coligay”, nova série do Canal Brasil que vai retratar a trajetória da primeira torcida organizada LGBTQIA+ do país. A produção, dirigida por Paulo Machline, também será lançada em versão cinematográfica no próximo ano.

Segundo matéria do O Globo, as gravações estavam marcadas para começar em 5 de outubro, no Rio Grande do Sul. A trama é ambientada em Porto Alegre, onde o grupo Coligay surgiu durante a década de 1970, em plena Ditadura Militar, como uma torcida que apoiava o Grêmio.
O roteiro da série é assinado por Patricia Corso, Raul Perez, Fernando Américo e Luiz Filipe Noé. A produção é uma parceria entre a Ventre Studio, a Casa de Cinema e a +Galeria, com coprodução do Canal Brasil. A data de estreia ainda não foi divulgada.
Coligay surge em 1977
A Coligay foi criada por Volmar Santos, gerente da boate Coliseu, conhecida por ser um dos pontos de encontro da comunidade gay porto-alegrense na época. Inspirado pela paixão pelo futebol, Volmar reuniu amigos e frequentadores do local para formar a torcida.

O primeiro jogo em que o grupo marcou presença foi em abril de 1977, durante o Campeonato Gaúcho, quando o Grêmio venceu o Santa Cruz. A estreia, no entanto, não foi tranquila: integrantes da Coligay foram alvo de tentativa de agressão por parte de outros torcedores do próprio clube.
Mesmo enfrentando resistência e preconceito, a Coligay acabou se tornando um símbolo de visibilidade e resistência no futebol brasileiro, desafiando estereótipos e abrindo espaço para novas formas de expressão nas arquibancadas.
Em 1977, nascia uma das primeiras torcidas LGBTs do Brasil, a Coligay, do Grêmio
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
