O primeiro encontro entre o ator Marlon Brando e o dramaturgo Tennessee Williams é o ponto central da peça “Kowalski”, em cartaz Off-Broadway no The Duke on 42nd Street, em Nova Iorque. O espetáculo, escrito por Gregg Ostrin, revisita a noite de 1947 em que Brando, então um jovem de 23 anos, leu pela primeira vez para o papel de Stanley Kowalski na peça “Um Bonde Chamado Desejo”. As informações são do Queeerty.

A trama se passa na casa de veraneio de Williams em Nantucket, onde o dramaturgo vivia com seu parceiro, Pancho Rodriguez. A reunião foi organizada pelo diretor Elia Kazan após o ator John Garfield recusar o papel. O encontro, descrito por Williams como o momento em que viu “o rapaz mais bonito que já vi”, marcou o início de uma das colaborações mais icônicas do teatro americano.
Na época do encontro, Brando ainda não havia alcançado grande notoriedade, apesar de já ter atuado em cinco peças da Broadway. Elia Kazan, que o dirigiu em “Truckline Café”, viu potencial no jovem ator, enquanto os críticos da época foram menos receptivos à sua performance. Brando chegou até Williams de carona, mesmo após receber US$ 20 para um táxi, e, ao chegar à casa, prontamente ajudou a consertar um problema de encanamento.
Quatro dias após a leitura, Brando foi oficialmente contratado para o papel de Stanley Kowalski. “Um Bonde Chamado Desejo” estreou na Broadway em 3 de dezembro de 1947, consolidando a carreira do ator e a obra de Williams. Brando mais tarde comentou: “Quando um ator tem uma peça tão boa quanto Streetcar, ele não precisa fazer muito. Seu trabalho é sair do caminho e deixar o papel se desempenhar sozinho”.
Peça segue em cartaz
O elenco da produção inclui Brandon Flynn interpretando Marlon Brando, Robin Lord Taylor como Tennessee Williams, Sebastian Treviño no papel de Pancho Rodriguez e Alison Cimmet como Margo Jones, diretora que também trabalhou com Williams em “The Glass Menagerie”.


Embora o público já esteja familiarizado com a adaptação cinematográfica de “Um Bonde Chamado Desejo” (1951), Kowalski oferece uma perspectiva inédita sobre o processo criativo nos bastidores. A peça segue em cartaz até 16 de fevereiro, com ingressos disponíveis.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.