O Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), no Centro do Rio de Janeiro, recebe a primeira edição do FID:RIO – Festival Internacional de Cinema de Não Ficção do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 16 e 18 de maio. A programação gratuita reúne 14 filmes com temática LGBTQIA+, entre longas e curtas-metragens.

A mostra competitiva Fricções do desejo: não ficções queer do cinema contemporâneo exibe produções do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, França, Grécia, Hungria, México e Portugal. Os filmes abordam questões de identidade de gênero, sexualidade, corpo, raça e território a partir de olhares autorais e narrativas experimentais.
Segundo o curador Walter Tiepelmann, “são produções que contribuem para a visibilidade e reconhecimento de identidades não-normativas, combatem a discriminação e o preconceito, além de oferecem espaços de diálogo e reflexão sobre questões de gênero e sexualidade”. Fernando Pocahy, um dos jurados da mostra, afirma: “com essa mostra, ao abordar cotidianos particulares, temos a oportunidade de traçar homologias entre modos de vida. É também a oportunidade de questionarmos os códigos morais e as convenções sociais, ampliando outras formas outras de viver-sentir o corpo, o desejo e o gênero e os modos de ser-estar no mundo”.
A obra vencedora da mostra será anunciada no encerramento do festival e terá uma nova exibição em 12 de junho, durante o Festival Identidade em Cena, também no CCJF, em celebração ao mês do orgulho LGBTQIA+.

Formação e intercâmbio
O evento também marca a estreia do #LINK:RIO, oficina de cinema documental com foco em cineastas do Rio de Janeiro. Realizado entre os dias 13 e 16 de maio, o laboratório selecionou nove projetos autorais para receber mentoria gratuita de especialistas da área. O #LINK:RIO é um desdobramento do tradicional #LINK – Encuentro Iberoamericano de Cine Documental, realizado na Argentina.
O FID:RIO e o #LINK:RIO são uma coprodução da Donna Features, Barquinho Produtora e FUNDOC – Fundación de Altos Estudios de Cine Documental da Argentina, com produção geral de Celina Torrealba e Sergio Carpi, e produção executiva de Leonardo Pinheiro.
SERVIÇO
FID:RIO – Festival Internacional de Cinema de Não Ficção do Rio de Janeiro
Data: 16 a 18 de maio
Local: Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF)
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita (sujeita à lotação de 56 lugares)
Classificação: 16 anos
Instagram: @fid.riofilmfest | @link.rio
Sites: fid-rio.com | link-rio.com
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
16 de maio – Sexta-feira
14h – Anhell 69 (Theo Montoya, Colômbia, 72 min)
15h30 – Sessão de curtas:
• Dildotecnica (Tomás Paula Marques, Portugal, 15 min)
• A chave dos meus sonhos (Gerard X Reyes e Poppy Sanchez, Canadá, 6 min)
• Como me esquecer do inverno (Mari Moraga, Brasil, 15 min)
• Polvos (Juan Miguel Nasra, Hungria, 20 min)
• Mate todos eles (Sebastian Molina Ruiz, México, 18 min)
• Nunca pare de gritar (Abdellah Taïa, França, 18 min)
19h – Chamadas de Moscou (Luis Alejandro Yero, Cuba, 65 min)
17 de maio – Sábado
14h – Tão imunda e tão feliz (Wincy Oyarce, Chile, 87 min)
16h – Eu não posso fazer sexo (Bel Gatti, Argentina, 83 min)
18h – Filhas da noite (Henrique Arruda e Sylara Silverio, Brasil, 110 min)
18 de maio – Domingo
14h – Astrakan 69 (Catarina Mourão, Portugal, 63 min)
16h – Avant-Drag! (Fil Ieropoulos, Grécia, 92 min)
18h – O fio da tesoura (David Valverdi, Argentina, 69 min)
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.