‘Essa peça tem beijo gay’ retorna com curta temporada em Ipanema, no RJ

‘Essa peça tem beijo gay’ retorna com curta temporada em Ipanema, no RJ

You are currently viewing ‘Essa peça tem beijo gay’ retorna com curta temporada em Ipanema, no RJ
GAY BLOG BR by SCRUFF

O espetáculo “Essa peça tem beijo gay” faz curta temporada no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro, entre os dias 2 e 5 de outubro. Escrita e protagonizada por Leandro Fazolla e Rohan Baruck, a montagem tem direção de Dadado de Freitas e propõe uma reflexão sobre os limites entre o público e o privado diante de um gesto aparentemente simples: um beijo entre dois homens.

'Essa peça tem beijo gay' - Foto: Higor Nery
‘Essa peça tem beijo gay’ – Foto: Higor Nery

No centro da trama, um casal precisa lidar com a repercussão de uma foto de beijo publicada nas redes sociais. A partir desse conflito, o texto se desdobra em discussões sobre afetos dissidentes e o impacto do conservadorismo nas formas de amar. Segundo Leandro Fazolla, “fomos atravessados por diversas notícias em que o chamado ‘beijo gay’ estava no centro da discussão, desde a censura na Bienal do Livro de 2019 até o alarde feito na imprensa sobre um ou outro beijo gay nas novelas. E pensamos que este poderia ser um tema a partir do qual poderíamos abordar nossas vivências.”

A narrativa flerta com a autoficção ao incorporar elementos das experiências dos próprios autores, ambos oriundos de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A encenação articula uma crítica à fetichização de corpos LGBTQIA+ e ao retrocesso nas pautas relacionadas à diversidade sexual. “Entre naturalização e fetichização, ainda haver uma categoria ‘aceitável’ ou ‘permissível’ de beijo é um sinal do retrocesso que estamos vivendo”, observa Dadado de Freitas, que também assina a supervisão dramatúrgica.

A peça dialoga com o clássico “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, para refletir sobre a persistência do moralismo em torno do beijo entre pessoas do mesmo gênero. “A mesma homofobia e o mesmo sensacionalismo que pautam nossos beijos hoje interferem radicalmente na vida dos personagens rodrigueanos. A gente acredita ter avançado nessa discussão, mas será mesmo?”, questiona Rohan Baruck.

Apesar de ser anunciada pelo beijo, a encenação se propõe a discutir o amor em sua complexidade. “O amor numa relação homoafetiva é tão amor quanto em qualquer outra relação. No entanto, ainda é visto como um tema das dissidências, um tema maldito. Então criamos uma imaginação distópica de um futuro não muito distante em que este beijo e estas relações dissidentes permanecem sob intensa vigilância”, afirma Dadado. “Apenas no meio disso tudo há um beijo gay.”

'Essa peça tem beijo gay' estreia no Sesc Tijuca - Foto: Higor Nery
‘Essa peça tem beijo gay’ estreia no Sesc Tijuca – Foto: Higor Nery

Serviço

“Essa peça tem beijo gay”
📅 De 2 a 5 de outubro
🕗 Quinta a sábado, às 20h | Domingo, às 19h
🎟️ Ingressos: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia-entrada)
📍 Teatro Ipanema Rubens Corrêa – Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema, RJ
🔗 Ingressos: neste link
📱 Instagram: @essapecatembeijo
🔞 Classificação indicativa: 14 anos
⏱️ Duração: 70 minutos
🎭 Gênero: Drama

FICHA TÉCNICA
Idealização, dramaturgia e atuação: Leandro Fazolla e Rohan Baruck
Direção artística e supervisão dramatúrgica: Dadado de Freitas
Direção de movimentos: Maurício Lima
Direção Musical: Bèá Ayòóla
Cenografia: Maurício Bispo
Figurino: Flávio Souza
Iluminação: Ana Luzia Molinari de Simoni
Direção de produção: Stephany Lopez
Operação de Som: Nilda Andrade
Operação de Luz: Rafa Domi
Fotografia: Higor Nery

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

source

Leave a Reply

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.