O Casarão Brasil, entidade da sociedade civil dedicada à inclusão LGBTI, irá oferecer 600 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social na capital paulista e região metropolitana de São Paulo. A iniciativa integra o Programa Manuel Querino, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e tem início previsto para janeiro de 2026.
Selecionado com nota máxima no Edital de Chamamento Público nº 02/2025, entre mais de 200 organizações, o projeto do Casarão Brasil foca nas chamadas Economias da Cultura, do Cuidado e Criativa.

Os cursos terão carga horária de 150 horas por turma, divididas em quatro eixos temáticos: “Panificação Solidária & Boas Práticas de Alimentos”, “Informática & Letramento Digital para o Trabalho”, “Costura Ecológica & Upcycling (Moda Circular)” e “Módulo Comum de Empreendedorismo & Cidadania”.

As matrículas serão abertas na segunda quinzena de dezembro e as aulas ocorrerão ao longo do ano de 2026. A oferta é direcionada a públicos historicamente marginalizados, como pessoas em situação de rua ou residentes em casas de acolhimento, egressos do sistema prisional, migrantes, refugiados, apátridas, jovens egressos do sistema socioeducativo, pessoas trans, pessoas vivendo com HIV/aids e demais integrantes da população LGBTI+ em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Para Rogério de Oliveira, presidente da organização, o reconhecimento por parte do MTE reforça o impacto da atuação do Casarão Brasil. “Essa conquista reafirma o papel do Casarão como referência nacional na formação e inclusão produtiva da população LGBTQIAPN+. O reconhecimento do MTE fortalece nossa missão de construir caminhos de autonomia, renda e dignidade por meio da educação e da qualificação profissional”, afirmou.

Fundado em 2008, o Casarão Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua com foco na inclusão social e cidadania da população LGBTQIA+. Sua sede está localizada na região central da cidade de São Paulo.
Cursos gratuitos – Casarão Brasil
-
Número de vagas: 600
-
Carga horária: 150 horas por turma
-
Início das aulas: Janeiro de 2026
-
Término previsto: Dezembro de 2026
-
Inscrições: A partir da segunda quinzena de dezembro de 2025
-
Público-alvo: Pessoas em situação de rua ou acolhimento institucional, migrantes, refugiados, apátridas, egressos do sistema prisional e do sistema socioeducativo, pessoas trans, pessoas vivendo com HIV ou aids e demais integrantes da população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade socioeconômica
-
Local: Capital e região metropolitana de São Paulo
-
Temas dos cursos:
-
Panificação Solidária & Boas Práticas de Alimentos
-
Informática & Letramento Digital para o Trabalho
-
Costura Ecológica & Upcycling (Moda Circular)
-
Empreendedorismo & Cidadania
-
Casarão Brasil – Associação LGBTI
CNPJ: 10.013.459/0001-83
Rua Coronel Xavier de Toledo, 210, cj. 111
República – São Paulo (SP) | CEP: 01048-000
Contato geral:
Telefone: (11) 2935-0034 | WhatsApp
E-mail: contato@casaraobrasil.org.br
Redes sociais:
Instagram: @casarao_brasil
Facebook: Casarão Brasil – Associação LGBTI
YouTube | LinkedIn | Mail: Acessíveis via site oficial casaraobrasil.org.br
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
