Bruna Linzmeyer vive coach em terror sobre mulheres conservadoras

Bruna Linzmeyer vive coach em terror sobre mulheres conservadoras

You are currently viewing Bruna Linzmeyer vive coach em terror sobre mulheres conservadoras
wp header logo png
GAY BLOG BR by SCRUFF

Com Bruna Linzmeyer, o terror “Virtuosas”, dirigido por Cíntia Domit Bittar, terá estreia mundial no Festival do Rio, no dia 10 de outubro. A produção, que integra a mostra competitiva “Première Brasil: Ficção”, marca o primeiro longa de ficção da cineasta catarinense.

Bruna Linzmeyer vive coach em terror sobre mulheres conservadoras (Foto: divulgação)

Ideal da mulher virtuosa

A trama se passa em um retiro voltado para mulheres em busca de autodesenvolvimento. O que começa como uma experiência motivacional se transforma em um ambiente tenso e perigoso, onde o discurso conservador das participantes ganha contornos de absurdo e terror.

Bruna Linzmeyer interpreta Virgínia, coach que direciona suas palestras a mulheres cristãs conservadoras, defendendo valores da chamada “mulher virtuosa”. O elenco principal também conta com Maria Galant e Juliana Lourenção. A narrativa aposta em personagens femininas complexas, ambíguas e sem idealizações.

Segundo a diretora, o conceito da “mulher virtuosa” foi estudado em profundidade para dar verossimilhança às personagens e diálogos. Cíntia afirma que o objetivo é explorar o terror a partir da ironia e da maldade humana, deixando de lado figuras sobrenaturais e aproximando a narrativa de temas sociais contemporâneos.

A ideia da ‘mulher virtuosa’, embora desconhecida por muitos, é um conceito comum em contextos conservadores. Mergulhei em uma densa pesquisa sobre o assunto, em busca de verossimilhança e solidez para a criação das personagens, dos diálogos, da estética como um todo. E, a partir desse contexto, exploro as possibilidades do terror, trabalhando com o absurdo, a ironia e a tragédia, explica a diretora.

O elenco ainda reúne Sarah Motta, Brisa Marques, Nenê Borges, Fernando Bispo e uma participação especial de Gabriel Godoy. As filmagens foram realizadas em Florianópolis, Santa Catarina, e a produção é assinada pela Novelo Filmes, com coprodução da Olhar Filmes e produção associada da Cajamanga.

O terror é um gênero que me fascina desde a infância. É muito rico e são diversas as maneiras de evocar o medo e o estranho. Um território fértil para abordar temas contemporâneos da sociedade e tecer críticas, ainda mais no meu caso, pois o que mais me assusta não são demônios e espíritos, mas sim a maldade das pessoas e até onde elas são capazes de ir para conseguir o que queremcomenta a diretora, que explora o feminismo no terror de forma diferente da usual.

“É interessante e desafiador ampliar o conceito do olhar feminista para o cinema a partir do terror, já que o lugar comum disso é a mulher que sobrevive, a mulher que é possuída, a mulher que dá a luz ao demônio, a que vence o mal e por aí vai. Acredito que uma forma de contribuir é criar mulheres ambíguas, por vezes sem qualquer escrúpulo, porque são demasiadamente e monstruosamente humanas. Isso também é fortalecer mulheres no cinema, pois trazer a complexidade e a contradição é trazer humanidade. E é também colocar as personagens mulheres em foco, já que é sobre elas e não sobre algum personagem homem que está ali”. Cíntia acrescenta que “É empolgante ver o gênero em alta mais uma vez”.

Bruna Linzmeyer vive coach em terror sobre mulheres conservadoras
Bruna Linzmeyer vive coach em terror sobre mulheres conservadoras (Foto: divulgação)

O projeto foi premiado no programa “Goes to Cannes”, vitrine internacional do Festival de Cannes para filmes em pós-produção. Ele foi um dos cinco longas brasileiros selecionados pelo edital da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, em parceria com o Festival do Rio.

Além da sessão de estreia no Estação NET Gávea, no dia 10, “Virtuosas” também será exibido no Cine Odeon, em 11 de outubro, e no Cinesystem Belas Artes, em 12 de outubro.

Ficha técnica

“Virtuosas” (Dir. Cíntia Domit Bittar / Ficção / 86’ / Brasil / 2025)
Roteiro: Cíntia Domit Bittar e Fernanda de Capua
Elenco: Bruna Linzmeyer, Juliana Lourenção, Maria Galant, Sarah Motta, Brisa Marques
Empresa Produtora: Novelo Filmes
Produção: Ana Paula Mendes, Cíntia Domit Bittar
Coprodução: Olhar Filmes
Produção Associada: Cajamanga
Direção de Fotografia: Gabriel Rinaldi
Montagem: Cíntia Domit Bittar
Direção de Arte: Dicezar Leandro
Figurino: César Martins
Som: Daniel Becker (Som direto), Tiago Bello (Desenho de Som e Mixagem)
Música: Pedro Santiago, Daniel Becker
Distribuição: Olhar Filmes
Mais informações: clique aqui

Série destaca rotina de recrutas gays em acampamento da Marinha nos anos 1990

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

source

Leave a Reply

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.