Com Bruna Linzmeyer, o terror “Virtuosas”, dirigido por Cíntia Domit Bittar, terá estreia mundial no Festival do Rio, no dia 10 de outubro. A produção, que integra a mostra competitiva “Première Brasil: Ficção”, marca o primeiro longa de ficção da cineasta catarinense.

Ideal da mulher virtuosa
A trama se passa em um retiro voltado para mulheres em busca de autodesenvolvimento. O que começa como uma experiência motivacional se transforma em um ambiente tenso e perigoso, onde o discurso conservador das participantes ganha contornos de absurdo e terror.
Bruna Linzmeyer interpreta Virgínia, coach que direciona suas palestras a mulheres cristãs conservadoras, defendendo valores da chamada “mulher virtuosa”. O elenco principal também conta com Maria Galant e Juliana Lourenção. A narrativa aposta em personagens femininas complexas, ambíguas e sem idealizações.
Segundo a diretora, o conceito da “mulher virtuosa” foi estudado em profundidade para dar verossimilhança às personagens e diálogos. Cíntia afirma que o objetivo é explorar o terror a partir da ironia e da maldade humana, deixando de lado figuras sobrenaturais e aproximando a narrativa de temas sociais contemporâneos.
“A ideia da ‘mulher virtuosa’, embora desconhecida por muitos, é um conceito comum em contextos conservadores. Mergulhei em uma densa pesquisa sobre o assunto, em busca de verossimilhança e solidez para a criação das personagens, dos diálogos, da estética como um todo. E, a partir desse contexto, exploro as possibilidades do terror, trabalhando com o absurdo, a ironia e a tragédia”, explica a diretora.
O elenco ainda reúne Sarah Motta, Brisa Marques, Nenê Borges, Fernando Bispo e uma participação especial de Gabriel Godoy. As filmagens foram realizadas em Florianópolis, Santa Catarina, e a produção é assinada pela Novelo Filmes, com coprodução da Olhar Filmes e produção associada da Cajamanga.
“O terror é um gênero que me fascina desde a infância. É muito rico e são diversas as maneiras de evocar o medo e o estranho. Um território fértil para abordar temas contemporâneos da sociedade e tecer críticas, ainda mais no meu caso, pois o que mais me assusta não são demônios e espíritos, mas sim a maldade das pessoas e até onde elas são capazes de ir para conseguir o que querem”, comenta a diretora, que explora o feminismo no terror de forma diferente da usual.
“É interessante e desafiador ampliar o conceito do olhar feminista para o cinema a partir do terror, já que o lugar comum disso é a mulher que sobrevive, a mulher que é possuída, a mulher que dá a luz ao demônio, a que vence o mal e por aí vai. Acredito que uma forma de contribuir é criar mulheres ambíguas, por vezes sem qualquer escrúpulo, porque são demasiadamente e monstruosamente humanas. Isso também é fortalecer mulheres no cinema, pois trazer a complexidade e a contradição é trazer humanidade. E é também colocar as personagens mulheres em foco, já que é sobre elas e não sobre algum personagem homem que está ali”. Cíntia acrescenta que “É empolgante ver o gênero em alta mais uma vez”.

O projeto foi premiado no programa “Goes to Cannes”, vitrine internacional do Festival de Cannes para filmes em pós-produção. Ele foi um dos cinco longas brasileiros selecionados pelo edital da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, em parceria com o Festival do Rio.
Além da sessão de estreia no Estação NET Gávea, no dia 10, “Virtuosas” também será exibido no Cine Odeon, em 11 de outubro, e no Cinesystem Belas Artes, em 12 de outubro.
Ficha técnica
“Virtuosas” (Dir. Cíntia Domit Bittar / Ficção / 86’ / Brasil / 2025)
Roteiro: Cíntia Domit Bittar e Fernanda de Capua
Elenco: Bruna Linzmeyer, Juliana Lourenção, Maria Galant, Sarah Motta, Brisa Marques
Empresa Produtora: Novelo Filmes
Produção: Ana Paula Mendes, Cíntia Domit Bittar
Coprodução: Olhar Filmes
Produção Associada: Cajamanga
Direção de Fotografia: Gabriel Rinaldi
Montagem: Cíntia Domit Bittar
Direção de Arte: Dicezar Leandro
Figurino: César Martins
Som: Daniel Becker (Som direto), Tiago Bello (Desenho de Som e Mixagem)
Música: Pedro Santiago, Daniel Becker
Distribuição: Olhar Filmes
Mais informações: clique aqui
Série destaca rotina de recrutas gays em acampamento da Marinha nos anos 1990
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba “Explorar” do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
